29 julho 2011

12º Rodada será lembrada apenas por um jogo!

A cada rodada provamos que temos o melhor campeonato do mundo. Se a fórmula de pontos corridos ainda encontra muita resistência por parte das torcidas, a última rodada mostrou que há como ter muita emoção neste tipo de torneio.

O primeiro jogo foi adiantado devido à participação do Internacional em um torneio na Alemanha. Em um jogo bem movimentado, o Corinthians venceu o Colorado no Pacaembu com gol de William e isolou mais ainda na liderança.

As demais partidas foram disputadas nos dias 27 e 28 de julho (quarta e quinta). Começando por quarta às 19:30, o Atlético-GO surpreendeu o favorito Cruzeiro e venceu por 2 x 0 no Serra Dourada saindo de um jejum de 7 partidas sem vitória. Destaque para a atuação do atacante Felipe, autor de 2 gols. A Raposa se distanciou do G4 e derramou-se um balde de água fria depois da empolgante vitória sobre o líder Corinthians.

No mesmo horário, em Ipatinga, o Galo venceu o Fluminense por 1 x 0 com gol estreante André, fez as pases com a torcida e se distanciou do Z4. Sem dúvidas, o pior jogo da rodada. O lateral Carlinhos do Flu é um exemplo do que foi o jogo. Errou todos, TODOS os cruzamentos que tentou na partida.

Também às 19:30, o Botafogo, depois de 4 partidas sem vitória, venceu de virada a equipe do Avaí no Engenhão com gols de Maicosuel e Herrera. Enquanto isso no Olímpico, o Grêmio, que faz uma péssima campanha, empatou em 1 x 1 com o América-MG, irritando sua torcida. O técnico interino fez críticas ao ex-treinador da equipe Renato Gaúcho. É crise no Olímpico! O próximo adversário do tricolor gaúcho é o 3º colocado Flamengo no Engenhão. Uma vitória amenizaria bem a crise, porém uma derrota pioraria tudo de vez e algumas providências poderiam ser tomadas pela diretoria.

Falando do Flamengo, fui brindado com a chance de acompanhar ao vivo os 90 minutos da partida contra o Santos. A melhor partida do século XXI! Nunca vi uma partida melhor/igual na minha vida. O jogo mereceu um post só para ele (2º abaixo desse). Fantástico, Épico, Magnífico!

Ah, esqueci de mencionar o placar. O Rubro-Negro venceu por 5 x 4 na Vila Belmiro e se manteve na terceira colocação do Brasileirão. Essa vitória com certeza motivará o Fla em todo campeonato na busca pelo título.

Os torcedores que foram ao Couto Pereira também presenciaram um jogo de muitas emoções. O São Paulo abriu 4 x 0 no marcador, mas por pouco não permitiu o empate do Coritiba. O jogo terminou 4 x 3 para o tricolor paulista. Destaque para os golaços de Dagoberto (ao estilo Barcelona) e de Lucas. O tricolor paulista se manteve na segunda colocação e diminuiu a distância para o líder Corinthians. Vale ressaltar que o Timão tem um jogo a menos que os concorrentes.

Quem também se deu bem na rodada foi o Palmeiras. Em um jogo morno, com poucas oportunidades, o Verdão venceu o Figueirense por 1 x 0 no Orlando Scarpelli com gol de Maurício Ramos e subiu para a quarta colocação, ultrapassando o Vasco, que empatou em 1 x 1 com o Bahia quinta-feira em São Januário. O cruzmaltino contou com o gol salvador de Élton aos 49 do segundo tempo para conseguir o suado empate diante de sua torcida.

O último jogo da rodada foi disputado em Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, às 21:00. O Ceará virou para cima do Atlético-PR nos últimos 10 minutos e conseguiu a importante vitória. O Furacão abriu o placar no primeiro tempo com Mádson, mas o Vozão contou com dois gols salvadores de Marcelo Nicácio para conseguir o triunfo diante de sua torcida. O Furacão estaciona na lanterna e a cada rodada que passa o despero atleticano aumenta, junto com sua chance de descenso.

Em termos de tabela classificação, a 12ª rodada não mudou tanta coisa. No entanto, serviu para mostrar ao torcedor brasileiro que não há melhor fórmula para campeonato nacional que pontos corridos. Foi a rodada mais emocionante ao momento e o Flamengo foi o grande vencedor e também a equipe que saiu mais motivada.

A novela ''Brasileirão'' continua, com todos ansiosos pelos próximos capítulos, que prometem!

28 julho 2011

Santos 4 x 5 Flamengo, um jogo para sempre!

Particularmente, sinto-me privilegiado de ter acompanhado ao vivo os 90 minutos dessa partida, a melhor do ano disparadamente.

A expectativa já era enorme. Afinal, era o duelo dos dois elencos mais badalados dos Brasil, era o duelo de Neymar e Ganso versus Ronaldinho e Thiago Neves, era o duelo entre os dois melhores técnicos do Brasil, estreia de Ibson pelo Santos, ingressos esgotados e mais outros intermináveis ingredientes.

A bola rolou, e com 2 minutos, Elano descola um passe milimétrico deixando Borges, que aproveitou a chance na cara do gol. 1 x 0 para o Santos. Parecia o começo de uma goleada histórica, mas Ronaldinho estava convicto de fazer a diferença desde o início. Se não fosse a ponta dos dedos de Rafael, R10 teria empatado o jogo três minutos depois do gol santista. Cinco minutos depois, Renato erra um passe no meio campo, Ganso deixa Neymar na cara do gol, que depois da bela defesa de Felipe, deixa Borges na cara do gol para fazer o segundo do Peixe. 2 x 0 Santos.

Deivid poderia mudar a história do jogo logo cedo, mas perdeu um gol que até Hebe Camargo faria. Dez minutos depois, o castigo. Neymar driblou o time do Flamengo, a torcida, o técnico, até se driblou, brincou com Angelim e fez o gol mais bonito do Brasileirão até o momento. 3 x 0 Peixe. O Flamengo criava boas chances no ataque, mas sua defesa estava perdida, principalmente Wellinton (como sempre). Parecia que o Santos ia aplicar uma goleada histórica. Só parecia.

Cinco minutos depois, Luiz Antônio, maior surpresa do jogo (jogou muito), cruza pro meio da área, Rafael e Durval se enrolam e a bola sobra sem goleiro para Ronaldinho Gaúcho completar. 3 x 1. Ainda havia esperanças pelo lado rubro-negro.

Esperanças que aumentaram mais ainda depois de Thiago Neves completar de cabeça o cruzamento de Léo Moura, 3 x 2. O jogo volta a ficar disputado, e o Flamengo criava as melhores chances. Porém, depois de uns 10 minutos, o juiz viu um pênalti de Willians em Neymar. Poderia ser um balde de água para os rubro-negros. PODERIA! Elano cobrou com displiscência fazendo uma cavadinha mais manjada que moradora da Vila Mimosa. Felipe defende e ainda tira uma onda fazendo embaixadinhas.

O que poderia virar 4 x 2 para o Santos, virou 3 x 3. No ataque seguinte, Ronaldinho cobra escanteio no primeiro pau e Deivid desvia empatando o jogo. Só pelo primeiro tempo, já seria o melhor jogo do campeonato. Mas ainda viria o segundo. Luxa faz uma substituição discreta, porém importantíssima para o segmento do Flamengo na partida. Saca Wellinton e põe David Braz, que entra em campo perdido do mesmo jeito que seu companheiro.

Logo no começo, Neymar recebe nas costas de David e faz o 4º do Santos. O jogo continuava muito bom, Neymar estava sendo o craque da partida. Mas Ronaldinho ainda não havia mostrado toda sua genialidade, que foi mostrada numa falta sofrida pelo próprio, após um drible desconcertante em Edu Dracena. O craque surpreendeu a todos e cobrou por baixo da barreira, empatando o jogo para o Fla.


Ele voltou!
E logo depois veio a virada. Deivid puxou um contra-ataque 3 contra 3, rolou para Thiago Neves que ajeitou para Ronaldinho, que colocou no canto esquerdo de Rafael, dando o golpe derradeiro da partida.

No fim, o Peixe, que também jogou muito, tentou esboçar uma reação. No entanto, o Flamengo suportou traquilamente e segurou a vitória na melhor partida do futebol brasileiro no século XXI (minha opinião). A equipe rubro-negra venceu por 5 x 4, está na terceira colocação e conseguiu o que precisava para ter o total apoio da torcida. Enquanto o Peixe fica na 16ª colocação, com 3 jogos a menos que os outros adversários, mas com a certeza de que brigará pelas primeiras posições.

 Foi um jogo com Ronaldinho em dia de Ronaldinho e Neymar em dia de Neymar. Uma partida nota 10 em termos de emoção, de técnica, de tática e de raça. Quem mais sai ganhando com esse jogo é o futebol e seus amantes. Obrigado Flamengo, obrigado Santos!

16 julho 2011

Corinthians: Investir tanto em Tévez é procurar sarna para se coçar

Fez muito pelo Timão? Fez.
Mas não vale a pena.
Líder do campeonato, time mais entrosado do Brasil, com 4 atacantes que qualquer um queria em seu time e favorito momentâneo ao título brasileiro. Do que mais precisa o Corinthians?

A vinda de um meia-armador? Já tem Danilo e Alex acaba de chegar.

Um bom técnico? Tite está fazendo um excelente trabalho.

A torcida apoiar? A média de público é a segunda maior do Brasileirão.

Mais um atacante? NÃÃÃÃO! Isso é o que menos precisa!

Liédson é o tipo de atacante que todos queriam em seus times, Willian está numa excelente fase, Sheik vai entrando aos poucos e prevejo que daqui a umas 10 rodadas ele seja titular. Fora isso, Adriano Imperador conta os dias para a estreia e a previsão é de 2 meses.

A vinda de Tévez não é necessária. Não mesmo! Pagar 90 milhões de reais para tê-lo de volta? Muito menos!

Se existe algo que ainda falta ao Timão, é um goleiro melhor. Não que Júlio César tire tanto a paciência da torcida, mas segurança ele também não passa.

Contratar Tévez causaria sim o delírio da torcida, mas repito, não é necessário. Imaginemos daqui a três meses. Adriano de volta, fazendo dupla de ataque com Carlitos. O nome e a mídia não deixaria Sheik ficar fora do banco. Líédson e Willian pagariam o pato.

-Ah Léo, é só vender o Sheik.

-Tá bom. Quem hoje vai querer comprá-lo para pagar esse salário absurdo?

Emerson não iria embora com tanta facilidade. Liédson e Willian, sim. Imaginemos que haja algum problema com patrocinadores no clube. Tévez ficaria revoltado com salário atrasado, seu gênio poderia não bater com o de Adriano, que se acharia a principal estrela da equipe. O ambiente ficaria ruim de se trabalhar, e os resultados em campo cairiam gradativamente.

Ai o que poderia ser feito?  Mandar Tévez embora?  90 milhões jogados fora. Mandar Adriano embora? Seriam 6 meses de salários pagos à toa no período de contusão.

À essa altura do campeonato, Willian e Liédson ja teria ido embora, arranjado outro clube que compraria também seus direitos econômicos. Ou seja, sem chances de volta. E o título brasileiro? Tchau tchau...!

Posso ter sido um pouco radical e exagerado, mas há chance de que isso aconteça. Não há muito o que mudar no Parque São Jorge. A vinda de Carlos Tévez traria mais perdas do que ganhos.

Repito, isso é procurar sarna para se coçar.

08 julho 2011

8ª rodada: É a chance do Corinthians!

A cada rodada que passa, o Campeonato Brasileiro mostra seu equilíbrio. Tirando o líder Corinthians, que parece estar criando uma gordura pra queimar mais tarde, os 7 primeiros colocados estão divididos por no máximo 3 pontos. Inter e Cruzeiro que a três rodadas atrás ocupavam a segunda página da tabela, hoje já estão chegando na briga pelas primeiras posições. Enquanto o Vasco, que três rodadas antes ocupava o G4, hoje ocupa a modesta 10ª colocação. Isso sem falar na queda brusca do São Paulo, e o Santos, que está com 3 jogos a menos do que a maioria dos participantes.


O clima mudou totalmente
na toca da raposa

Começando por quarta-feira. Na Arena do Jacaré, o Cruzeiro enfrentou o Grêmio, que além de enfrentar a raposa, jogava contra sua interminável crise em 2011. O argentino Montillo (que não foi à Copa América devido a graves problemas mentais de Sergio Batista) fez dois golaços que garantiram a vitória e a estabilidade que o Cruzeiro precisava com a chegada de Joel Santana. A equipe mineira já se encontra a três pontos do G4 e está melhorando seu futebol rodada pós rodada.

No mesmo horário, o Internacional venceu no sufoco o lanterna Atlético-PR, com um gol salvador de Oscar. O colorado chegou à 4ª colocação, a 4 pontos do líder Corinthians. Já na ressecada, Avaí e Bahia ficaram no 2 x 2, resultado ruim para ambos. Enquanto isso, os torcedores de Avaí e Atlético-PR já procuram negociar os preços dos pacotes Série B 2012.

Às 22h, Flamengo x São Paulo fizeram talvez o duelo mais esperado da rodada. O rubro-negro dominou o inoperante tricolor paulista, principalmente no segundo tempo, e conseguiu a importantíssima vitória no Engenhão por 1 x 0, gol de Botinelli. A equipe da Gávea chegou à vice-liderança com 16 pontos, 3 a menos que o líder, enquanto o tricolor continua sua queda livre e demitiu seu técnico Carpegiani.

Enquanto isso em Fortaleza, o Atlético-MG mostrou que vem sendo o saco de pancadas de 2011. O Ceará deitou e rolou no estádio Presidente Vargas e venceu com muita tranquilidade por 3 x 0. A coisa está ficando para o galo, que mesmo com sua terceira goleada sofrida seguidamente e depois de levar 11 gols em 3 jogos, não demitiu o técnico Dorival Júnior.

Na mesma hora no Pacaembu, o Corinthians derrotou o Vasco no Pacaembu, continuou na liderança isolada com 3 pontos a frente do segundo colocado e ainda pode aumentar a diferença, caso vença seu jogo a menos. Caso mantenha a sequência e vença essa partida, o timão pinta como o mais forte candidato ao título. É a chance de arrancar! Pelo lado cruzmaltino, Juninho Pernambucano reeestrou fazendo um gol em sua primeira falta com a camisa do Vasco após a volta, matando a saudade do torcedor vascaíno.

Na quinta-feira, o dia não foi bom para quem está brigando na parte de cima de tabela. Botafogo, Figueirense e Palmeiras tropeçaram e perderam importantes posições na tabela.

No Couto Pereira, o Coritiba demorou para engrenar, mas fez os três gols de sua vitória no segundo tempo, chegando a sua segunda vitória consecutiva. O figueira saiu do G4 e caiu para a sétima posição.

No Engenhão, o Botafogo saiu na frente, mas cedeu o empate ao Atlético-GO. Um péssimo resultado para o alvinegro, que assim como o Figueirense, deixou o G4.

No último jogo da rodada, o Palmeiras ficou no empate por 1 x 1 com o América-MG, em Minas. O alviverde, que assumiria a 2ª colocação em caso de vitória, também saiu do G4.

Corinthians, Flamengo e Internacional (1º, 2º e 4º respectivamente) foram os grandes beneficiados da rodada. O time do Parque São Jorge sabe que a chance para arrancar e tomar distância dos rivais na tabela é agora. Se der bobeira, Flamengo, Inter e Cruzeiro são os principais canditatos a tomar a vaga.

Porém, como o panorama se muda a cada rodada, resta a nós esperar os desfechos das próximas rodadas para arriscar mais palpites. Afinal, nenhum campeonato é tão imprevisível quanto o Brasileiro.

03 julho 2011

Copa América: É esperado o inesperado!

O torneio de seleções mais importante do continente americano teve seu início na última sexta-feira e é a primeira prova de fogo para as equipes que visam a Copa de 2014, principalmente Brasil e Argentina.

Caso não vençam, Mano Menezes ou Sergio Batista terão uma cobrança extra das imprensas locais para a conquista do mundial. Talvez tenha sido a conquista da Copa América de 2007 que manteve Dunga no comando da Seleção Brasileira até a Copa da África por exemplo.

O Brasil entra talvez como o principal favorito ao título. Com uma seleção renovada, com jovens craques como Neymar, Ganso, Pato e Lucas, a seleção canarinho tem disparadamente o melhor conjunto do torneio. Se pôr a bola no chão, não achar que qualquer jogo está ganho, e não ''calçar o salto alto'' (o problema é esse), afirmo aqui que a equipe de Mano Menezes leva a disputa sem enormes dificuldades.

Anfitriã da competição, a Argentina também tem sua dose de favoritismo. Jogando em casa e com o time sendo carregado nas costas por Messi (outro problema...), ''los hermanos'' contam com o apoio de sua torcida para chegar ao título que não conquista desde 1993. O técnico Sergio Batista, que parece ter um preconceito com os argentinos que jogam no Brasil, convocou uma seleção que não conta com a unanimidade dos torcedores.

Apesar de Brasil e Argentina, serem os favoritos, eu particularmente estou achando que vai dar ''zirimba'' nessa Copa América. Como disse no parágrafo falando sobre a Seleção Brasileira, o excesso de favoritismo pode ser um problema. Imagino que a seleção passe pela primeira fase com vitórias fáceis, chegue às quartas-de-final com uma soberba que só nós brasileiros sabemos o tamanho e seja eliminada por uma Colômbia da vida.

Eu também imaginava os mesmo para os argentinos, mas a pífia atuação na estreia contra a Bolívia pode adiantar minhas previsões com relação aos hermanos. Ou então pode ser boa para fazer a seleção colocar a cabeça no lugar enquanto ainda há tempo. Mas mesmo assim, acho que a histórica soberba argentina irá atrapalhar a seleção mais uma vez e eles decepcionarão a torcida.

Meu palpite para o título: Uruguai ou Paraguai.