25 março 2014
Forte, vingador. Galo eterno
Eu detestava o Atlético Mineiro quando criança. Flamenguista fanático que sou, tinha o Galo como o meu maior inimigo fora do Rio, talvez.
Nasci em 95, e até então, não tinha visto o clube levantar um caneco de expressão. Conhecia como o primeiro campeão brasileiro e como o time do Marques, apenas.
Como eu era pequeno, associava grandeza a títulos, e só. Não conseguia entender como aquela gente tão apaixonada, mesmo sem as conquistas, vivia lotando o Mineirão, agigantando o Galo em sua casa e me fazendo ter medo de enfrentá-lo em Minas. Não aceitava, também.
Vivi uma época em que essa gente costumava se decepcionar quase que invariavelmente. E enquanto eu enchia a boca pra dizer "Isso aí é time pequeno!", lá estavam eles, sempre juntos, na Segundona, na Primeira, no Mineiro, em BH, Ipatinga, Sete Lagoas, sempre em prol de uma causa, o Clube Atlético Mineiro. E isso me incomodava.
O chato do Sub-Léo continuava a perturbar: "Eles se acham grandes, nunca ganharam nada!".
Hoje, se minha versão com 12 anos de idade parasse na minha frente, levaria um tapa.
"São 42 anos sem ganhar algo importante. A Conmebol não vale nada!"
Cala a boca, pivete!
O tempo passou e fui diminuindo minha rivalidade com times fora do Rio. Somado ao crescimento do meu sentimento nacionalista, passei a achar legal o bom desempenho do Brasil na Libertadores. E a representação mais clara de nosso futebol, em 2013, foi o Galo.
Achei lindo aquele 5 x 2 lá na Argentina, assim como o início da campanha na Liberta. Mas não fui me envolvendo muito, só achava bacana.
Aí chegou o dia 30 de maio e o adversário era o Tijuana, no Horto. Pra ser sincero, nem vi o início do jogo. O Galo já tinha a vantagem, e eu achei que fosse trucidar os mexicanos.
Liguei a TV por curiosidade. Já estava no segundo tempo, e o jogo era tenso. Até que alguém de vermelho cai na área, o juiz aponta para a marca penal e algo jamais visto acontece: a Massa se cala.
Ali, cheguei à conclusão que, por mais que eu me recusasse a aceitar, eu estava sim, torcendo pro Atlético levar essa. Fiquei triste ao ver aqueles 20 mil rostos em lágrimas, e passei a torcer para que elas não fossem de tristeza.
Buscando me conformar com o injusto fim daquela excêntrica caminhada, disse: "Se essa bola não entrar, o Galo é campeão.".
Então Riascos foi pra bola, um persistente pé esquerdo cismou em ficar parado ali no meio, transformou a data no dia de São Victor, e as lágrimas, enfim, foram de alegria.
Vendo aquilo, sem acreditar, me emocionei. Ao olhar pro lado, vi uma gota cair do olho do meu amigo, botafoguense. Então a ficha caiu: Nessa Liberta, sou Galo!
Mais do que isso: Não, eu não odeio esse time. Eu admiro!
Vieram a semi e a final. Enquanto meu time teve dois jogos não muito importantes, deixei de vê-los para ver o Galo, algo completamente inimaginável três anos atrás.
E se você não acredita, apenas imagine, por exemplo, um menino de frente pra TV, com a camisa do Flamengo, batendo a mão no chão de alegria pelo gol do Guilherme contra o Newell's. Agora pense na mesma cena duas semanas depois, no gol do Léo Silva.
Ali, o chato do Léo criança, enfim, reconheceria. Porque eu mesmo já tinha me convencido.
E convenhamos, com uma torcida dessa, resultados ficam em segundo plano. E que se danem os tantos anos sem nada! O Galo é enorme.
Parabéns, Reinaldo, Éder, Isidoro, João Leite, Cerezo, Marques, Ronaldinho, Tardelli.
Parabéns, São Victor. Parabéns, Kalil.
Parabéns, Massa. E para você, que já acorda olhando de cara feia pro varal, feliz dia do atleticano.
Porque contra o Galo, qualquer vento é só uma brisa.
Salve Roberto Drummond!
Se era necessária uma conquista de mesmo tamanho para provar sua grandeza, Atlético, parabéns de novo. Você conseguiu.
E enquanto ninguém tomar, a América é sua.
Todo dia é dia do Galo. Mas escolheram só uma data: hoje. Então, feliz aniversário!
O dia é seu, atleticano, assim como a América.
Há exatos 109 anos, 22 jovens se reuniram para fundar uma instituição e acabaram criando um estado de espírito. Quem o carrega, olha pro alto e enxerga preto e branco.
Ou você vai ter a coragem de dizer pra eles que o céu é azul?
Feliz dia 25 de março. Feliz 30 de maio. Feliz 24 de julho!
Parabéns, Clube Atlético Mineiro.
Você é gigante.
@_LeoLealC
Foto: Blog Soul Galo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lindo Léo, parabéns! Me emocionei com o texto. Torcer para o Galo é mais que simplesmente torcer, é um estado de espírito! Galo sempre!
ResponderExcluirFato Jaqueline.... E o garoto escreveu o que o coração de todo atleticano sente. Amor amor e amor
Excluir"Não somos torcedores, somos ATLETICANOS".
Excluirexatamente: "somos atleticanos".
ExcluirParabéns pelo texto, parabéns pela sinceridade, pelo respeito e como diz o poeta : "cada sabe a dor e a delícia d ser o que é" ser atleticano é ser assim.
Parabéns pelo texto. Excelente!
ResponderExcluirParabéns... explicou o inexplicável!
ResponderExcluirParabéns pelo o texto e pelo respeito ao meu Clube Atlético Mineiro, nós Atleticanos vivemos, respiramos Atlético, um amor que não se explica!!! Galoooooooooooo
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Aqui é Galo!
ResponderExcluirDoente e fanática pelo clube atlético mineiro, eu me emocionei lendo esse texto! Você conseguiu explicar o inexplicável, parabéns!
ResponderExcluirCaramba...nunca imaginei ouvir isto de um flamenguista...rs belas palavras, belo sentimento... Galo sempre... é bom isto é um ESTADO DE ESPIRITO....
ResponderExcluirEsse foi sem dúvida o melhor texto que eu já li sobre o Galo...As lágrimas insistem em rolar,pois ser atleticano não se explica...se sente. É um amor tão grande que não existem palavras para descreve-lo!
ResponderExcluiremocionante
ResponderExcluirMuito Obrigado! Creio que todo Atleticano se emocionou assim como eu ao ler aqui. Estou em lágrimas. Lindo demais isso!!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO !!!
ResponderExcluirum dos melhores textos que já li sobre o Galo
PARABÉNS
PQP. Parabéns!!! Me emocionei ao ler. Sem palavras. MUITO OBRIGADO!!
ResponderExcluirOBRIGADO CARA , CHOREI AQUI LOGO DE MANHÃ... ESSE É O ESPIRITO DE RIVALIDADE , SABER RECONHECER , E ISSO VC FEZ COM MAESTRIA , O NOSSO MUITO OBRIGALO , ABRAX!!!
ResponderExcluirParabéns muito lindo o texto obrigado pelo respeito e admiração, Galo forte vingador!
ResponderExcluirParabéns pelo belo texto, Leandro. Suas palavras são razão de emoção para vários atleticanos, como eu. Acredito que o respeito e admiração por outros clubes é uma benção para quem se encanta com o futebol, principalmente numa época que a rivalidade é tão grande que tudo serve apenas para se fazer trollagem. Como atleticano, acredito que títulos são importantes, mas não são essenciais. Se o Galo não levasse a Libertadores do ano passado, eu não deixaria de amá-lo menos. Na verdade, o amor por um clube sempre existirá, independente de fase. Até porque é nos momentos difíceis que se coloca a paixão à prova. Obrigado mais uma vez pelas suas belas palavras e pelo respeito que demonstra com o Galo. Esse estado de espírito que representa o ser atleticano é algo único, especial e que eu tenho orgulho em sentir. Saudações alvinegras, Leandro. E parabéns pelo talento com as palavras.
ResponderExcluirMe emocionei tb, parabéns pelo texto e obrigado pelo reconhecimento. Saudações Alvinegras!
ResponderExcluirPutz....parabéns
ResponderExcluiré como ter alma! Não precisa de explicação. Galo!
ResponderExcluirParabéns. Impressionante suas palavras. É de emocionar qualquer atleticano. Galoo!
ResponderExcluirEm tempos de jovens que só escrevem "vc", "tc", "msg", enfim, só através do "internetês", é muito bonito ver um "menino" de 18 para 19 anos escrever tão bem e de forma tão iluminada. Como brasileiro, te dou meus sinceros parabéns! Como atleticano, te agradeço muito por esse texto maravilhoso! Você vai longe, garoto!
ResponderExcluirNão tem como não emocionar ao ler um texto desse. Um dos melhores mesmo.
ResponderExcluirOu, não tem explicação.
ResponderExcluirfoi um dos melhores textos que eu ja li em toda minha vida.
Chorei do inicio até o fim.
Muito Obrigado!!
#AquiéGalo!!!
Sensacional e emocionante! Galo sempre. Uma vez até morrer!
ResponderExcluirMuito bom mano. PARABÉNS. #Galo106Anos
ResponderExcluirChorei!
ResponderExcluirE com um texto sobre Galo sob o olhar de um flamenguista! Algo inimaginável, amigo.
Nunca pensei q iria chorar lendo um texto escrito por um flamenguista. Achei que so is atleticanos pudessem entender o significado de torcer pro galo. Fodaaa demais. Lindooo ao extremo. EMOCIONANTE
ResponderExcluirParabéns pelo texto, cara!
ResponderExcluirMuito bom!
Show.
ResponderExcluirPARABENS CARA
ResponderExcluirSem palavras,olhos lacrimejando,esse cara percebeu o que é o GALO pra nós,o GALO é tanta coisa que ser um time de futebol é o de menos pra gente.
ResponderExcluirSensacional!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirNuuuuuu! chorei :')
ResponderExcluircara vc nao engana....vc é atleticano desde que nasceu.....rsrsrs, parabens.
ResponderExcluirSensacional, você explicou aquilo que eu, atleticano, nunca consegui explicar, parabéns, aplaudi seu texto de pé.
ResponderExcluirParabéns cara. Sensacional
ResponderExcluirAcho que o espírito do Roberto Drummond encarnou nesse garoto, só pode, nunca vi ninguém entender tanto a alma do atleticano.
ResponderExcluirIa me esquecendo, parabéns garoto!
ResponderExcluirlindo !!!
ResponderExcluirParabéns q texto sensacional a forma como Galo conquistou esse titulo mostra como e apaixonante este clube. a partir de hj toda vez q eu torcer contra o Flamengo me lembrarei deste texto e d vc e pensarei duas vezes. O Atlético e gigante e muito se deve a rivalidade dos dois melhores times dos anos 80 o Atlético fez o Flamengo maior e vir-se e versa.
ResponderExcluirirmão, o seu coração é preto e branco e parabéns pra vc, parabéns pro galo e parabéns pra todos atleticanos por q torcer pra esse time q nao é pra qualquer um...galooooooo!!!!
ResponderExcluirAté arrepiei aqui amigo, parabens!!! Lindo texto, quase que eu chorei tambem, #GALOOOOO
ResponderExcluirCara vc teve a manha!!!! Emocionou todos os atleticanos... Parabéns pelo espírito esportivo... Tive quer ler e reler o texto, pois as lágrimas escorriam pelo rosto... Vc explicou um pouco o que é ser GALO... Obrigado... juninho
ResponderExcluirMuita bonita a homenagem, obrigado.
ResponderExcluirSó quem torce para times de massa, pode chegar perto de entender este sentimento
Arrepiei aqui! O Galo é grande, o Galo é a vida dos atleticanos! Excelente! O mesmo sentimento que você tinha pelo Galo, eu tinha pelo Flamengo. Até o dia em que conheci o Maraca, em um clássico Flamengo e Botafogo. A torcida do Flamengo é algo fora do comum, muito parecida com a torcida do Galo. Mas isso é história para outros capitulos...
ResponderExcluirParabéns por saber colocar as palavras talvez em seus espaços perfeitos. Parabéns pela imparcialidade!Você é um exemplo de torcedor, assim como todos nós atleticanos!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente texto. Relembrei com emoção cada momento que você citou sobre a Libertadores ... Ser Galo não é doença, é religião ... Parabéns novamente ...
ResponderExcluirLeo,
ResponderExcluirVocê mostrou que ser rival não é ser inimigo, sou Galo doido o dobro da sua idade, INCRIVEL mas já torci pro seu clube o Fla, nos tempos de Dida, achava o Carlinhos maior volante, Junior um grande lateral, assim vai , mas detestei quando o Zagalo colocava o time para só defender e não era a cara do Fla, era mu time no Rio, mas ahí deixei de ter time em outro Estado, por que já estava torcendo pra 5 times em BH Titulares reservas expressinho juvenil e infantil do GALO é claro, antigamente não tinha Juniors , bacana ler seu texto, foi no coração e alma da MASSA
lhe agradeço de coração, as palavras endereçada a nós.
Confirmo meu caro, nós da MASSA do GALO queremos é torcer pro nosso CLUBE se vier os títulos é o fruto do amor e união e que valorizamos e muito , até disputa de cuspe a distancia, mas vivemos pelo CLUBE esta entidade que é a razão de nossa alegria seja lá onde ela estiver estaremos lá TAMUUUSS JUNTOOOO GALOOOOO
Jones Guerra
Parabéns pelas palavras, são muito emocionantes.
ResponderExcluirQdo me perguntam pq torcer para o Galo é muito difícil explicar, pois todos pensam só em títulos e esquecem da alma que é o principal. Ser Atleticano é sentir o sangue correr nas veias.
Parabéns pelo texto me emocionei com ele, obrigado pelo reconhecimento.
ResponderExcluirParabéns !!! Lindo
ResponderExcluirParabens! Nunca imaginei isso de um flamenguista. Conseguiu emocionar a todos. Texto magnífico!
ResponderExcluirNossa lindo texto.
ResponderExcluirSensacional. Parabéns!
ResponderExcluirParabens pelo texto, muito lindo!!
ResponderExcluirLéo obrigada pelas palavras q traduzem nosso sentimento... Emocionante, claro q estou em lágrimas... Saudações atleticanas
ResponderExcluirParabéns pelo texto! Um dos mais bonitos que já li sobre o Galo! Galo é amor, não é simpatia, como dizemos. É bom saber como foi a torcida "por fora" pelo Galo. Me emocionei. Obrigada por escrever essas palavras sobre o CAM. Bjs
ResponderExcluirPerfeito! Somos sinistros!!!!!
ResponderExcluirParabéns, bacana demais ver alguém que de fora nos entende... é isso, é incondicional. As lagrimas não se seguraram e rolaram mais uma vez, como no dia 30 de maio. Obrigada.
ResponderExcluirParabéns pelo texto cara, poucos conseguem explicar com tanta clareza o sentimento do que é ser atleticano. Você conseguiu com maestria prestar uma das mais belas homenagens que já vi para o Galo, sendo um flamenguista torna-se ainda mais sensacional. Saudações Alvinegras.
ResponderExcluirParabéns pelo texto, pela inteligência e pela hombridade de escreve-lo.
ResponderExcluirFica aqui, minha salva de palmas para o meu xará que ainda representa a esperança de um futebol digno e melhor para todos nós que somos TORCEDORES e não marginais.
Um muito Obrigado da NAÇÃO ATLETICANA!
Sensacional!!!
ResponderExcluirGanhou meu respeito.
Aqui é Galo!
Obrigado cara...sou atleticano e jamais esperava isso de um flamenguista. Abraço.
ResponderExcluirParabéns Leandro, me emocionei aqui lendo o texto que você escreveu, como atleticano agradeço de coração pela sua homenagem, valeu!!!
ResponderExcluirSEMPRE DETESTEI O FLAMENGO E VOU CONTINUAR DETESTANDO POR SER BENEFICIADO PELA CBF,SÓ ISSO.MAS SEI QUE TEM MUITO FLAMENGUISTA MAIS HUMANO QUE MUITOS ATLETICANOS E CRUZEIRENSES.
ResponderExcluirsem palavras,,,parabens pelo texto!!!
ResponderExcluirNossa,texto maravilhoso!Achei que nunca alguém que fosse torcedor de um outro time entenderia o que é ser “Atleticano”!
ResponderExcluirLEO, Parabéns pelo seu texto, isto explica a todos que nós não somos torcedores, NÓS SOMOS ATLETICANOS, somos uma nação onde se vive o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. obrigado por estas palavras sinceras. Um grande abração da nação alvinegra
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Como atleticano fiquei emocionado com o texto. Passarei a acompanhar seu blog...
ResponderExcluirOlá, Leonardo!
ResponderExcluirCara, escrevi este comentário chorando, chorando muito, muito mesmo... Obrigado! Com sua permissão deixo o link do meu blog: Eu Visto a Vamisa do Galo www.euvistoacamisadogalo.com.br
Arrepiei do começo ao fim, muito bom o texto!
ResponderExcluirObrigada!!
Galoooooo!
Muito bom. Lucidez e sucesso sempre! Aqui é Galo!
ResponderExcluirOlha sou muito pé atrás com flamenguista, mas, como ATLETICANO, honestamente, as lágrimas caíram ao ler este texto que vc escreveu sobre o meu Galo!!! Emocionei como tantos momentos que vivi no Mineirão ou no cemitério do Horto...
ResponderExcluirMuito obrigado, muito mesmo, por reconhecer e saber explicar o que eu a 35 anos não soube responder pra ninguém, só sentir...
Galo até na alma!
Nunca comentei em blogs ou outros! mas esse merece e MUITO
ResponderExcluirParabéns pelo texto cara! muito bom mesmo! fiquei emocionado mesmo! como o Cássio falou mas acima! não somos torcedores somos ATLETICANOS!
continue assim q vc vai longe!
Mais uma vez PARABÉNS!!
Parabéns! Belas palavras! Realmente emocionante! E parabéns pela humildade em entender a NOSSA paixão! Galo é mais do que torcer para um time, é um sentimento que não se explica! Essa Libertadores traduziu bem isto! Pouco vi o Galo vencer e mesmo assim me orgulho de para ele torcer!
ResponderExcluirResumiu com propriedade o poema de Roberto Drumond ao dizer que em dias de chuva nós atleticanos já acordamos olhando feio para o varal... Rapaz, seu futuro é brilhante, siga sua aptidão!!!
ResponderExcluirSó mesmo um torcedor que sabe e sente o que uma massa igual a do GALO e do FLAMENGO transmite de emoção na veias do nosso corpo para nosso coração, entendi sua mensagem porque acredito que seu sentimento pelo Fla também tem a ver com o que sentimos pelo GALO, amor puro, porém do nosso lado é em estado de extase, essas massas não são simpatizantes, são torcedores da alma mesmo, e independente do que ocorreu a anos atras, eu sei que o Flamengo não tem culpa de nada, como você admirou o campeão da Libertadores 2013, e já admirei seu time ser Campeão do mundo, o time do Zico e cia... sua humildade em escrever isso sobre o GALO é algo que dinheiro nenhum no mundo paga. Parabéns, você é um iluminado.
ResponderExcluirValeu Leo, o seu Flamengo é muito mais que o Flamengo que a venus platinada tenta impor goela abaixo da nação brasileira. Deste Fla tenho aversão.
ResponderExcluirVocê tem o dom, provavelmente será um grande jornalista ou escritor ou ambos, sua sensibilidade para detectar sentimentos é fantástica. Devido a rivalidade dos anos 80 sentia a mesma coisa em relação ao Flamengo, mas hoje também admiro sua torcida, times do povo são únicos. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirBelissimo texto, Léo.
ResponderExcluirPalavras fortes que retratam imensamente como bate um coração atleticano.
Você sabe "um pouco" como somos apaixomados pelo galo.
Parabéns!
E se você tiver acesso aos jogos de 1980 e 1981, sentirá a mesma injustiça que naquela época todos nós atleticanos sentimos na pele e verá que os títulos foram pro Flamengo, mas a grandeza permaneceu com o Galo até os dias de hoje e independentemente dos títulos, ficará para sempre. Galo!
ResponderExcluirMitou hein mlk....
ResponderExcluirAmigo, como atleticano me sinto profundamente homenageado pelas suas palavra! Muito obrigado por este texto tão atleticano e por me emocionar tanto em um dia que não está sendo bom!
ResponderExcluirque texto maravilhoso, me emocionei. A gente vive o Galo , não tem como explicar. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirPra entender tanto de "espírito atleticano" somente sendo atleticano. Conversa fiada essa de que o cara é flamenguista.
ResponderExcluirMe siga no Twitter que você vai saber.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmigo, só tenho que parabeniza-lo por tamanho despreendimento e isenção para falar de nossa apixonada torcida. Mesmo se declarando rival, soube como nunca reconhecer o grande valor de uma nação que é o glorioso Clube Atlético Mineiro, que para nós atleticanos é carinhosamente chamado de somente Atlético, ou simplemente de #GALO.
ResponderExcluirSensacional este texto escrito por um flamenguista!
ResponderExcluirMuito legal poder compartilhar com outros torcedores o sentimento que só o Atleticano sabe tão bem compreender!
Sim, somos à flor da pele! E sou capaz de apostar que nenhum atleticano trocaria essa condição por um par de meias quentes e uma vasta galeria de troféus!
Um abraco, amigo!
Como Atleticano, só tenho palavras pra te dizer muito obrigado. Emocionado cara!
ResponderExcluirparabens pelo o texto ,valeu mesmo
ResponderExcluirO que é feito com sentimento, transmite ~ atinge ~ troca sentimento. Com esse texto consigo até entender também o seu sentimento de torcedor. Vi e ouvi torcedor de Corinthians, de Vasco, Palmeiras, etc. conhecido meu falar que torceu pelo Galo na Libertadores e que se encanta em ver os jogos do Galão da Massa!
ResponderExcluirQue você seja sempre inspirado pelo sentimento!
Belo texto, parabéns!
ResponderExcluirExcelente texto, uma linda homenagem ao meu glorioso Galo!
ResponderExcluirAinda não consegui me livrar de um jogo que você já deve ter ouvido falar entre nossas agremiações em 1980 justamente pela libertadores, roubada, digo apitada por José Roberto RATO.
Mas hoje você deu uma grande lição sobre crescimento e respeito.
Parabéns e obrigado pela homenagem ao Galo!
Abs
Obrigado!
ResponderExcluirE parabéns pra você também, porque seu sentimento revela: é atleticano!
Excelente comentário deste rapaz;deveria ser lido por todas as torcidas do país.Não torço para campeonato brasileiro,copa do brasil etc.Torço para o Galo! Não tenho nenhum "segundo time ou simpatizante"(nem mesmo a seleção: Só o Galo.)Admiro e respeito todos os times (até o cruzeiro),mas nada é maior que o Galo.Dia de jogo dele amanhece diferente.Preste atenção!
ResponderExcluirPQP rapaz... pura sacanagem e maldade fazer homem barbado chorar... 'guentei' não uai... O Galo é diferente. meu irmão gosta do time azul mas torceu pelo Galo na Libertadores. Só não pode contar pros amigos hahaha
ResponderExcluirLindo texto, mais o maior de minas sempre continuara sendo o cruzeiro, paixão todo torcedor tem toda torcida ama seu time, agora viver de conquistas e vitorias sao para poucos. Desculpe mais é minha opinião.
ResponderExcluirParabéns pelo texto. E parabéns por respeitar as diferenças... este é o mundo do futebol que sonho para minha filha, de rivalidade sim, mas respeitando (e até admirando) as diferenças. Sobre seu "momento atleticano", somos torcedores de times de massa, sabemos bem o que é este sentimento, né não? Grande abraço!
ResponderExcluirSensacional!!! Parabéns ao MAIOR DE MINAS!!!
ResponderExcluirIsso éh "SER GALO" !!
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Parabéns garoto! Suas palavras me emocionaram! Vc é um grande escritor acima de tudo. E é novo ainda, da tempo de mudar de time! rsrsr brincadeira, vá em frente! abs
ResponderExcluirLindo texto, belas palavras! É exatamente assim que nos sentimos! Parabéns GALO!!!! Obrigada por fazer a MASSA feliz!
ResponderExcluirTambém admiro muito essa torcida do Atlético, lembro da final do BR de 99, com o mineirão lotado, era de arrepiar quando eles cantavam o hino do clube, abafando a voz do Galvão que narrava aquele jogo, e que jogo em? aquele 3x2 pra cima do corinthians calou a cidade de São Paulo. Uma pena que não ganhou aquele título, mas merecia muito!! Muito bom o texto! Parabéns!!
ResponderExcluirEu e o Atlético temos um relacionamento que em outubro completam-se bodas de prata. Sim, Bodas, porque pra mim é um casamento. Momentos incríveis da felicidade extrema ao desespero, tristeza e lágrimas, gritos e risos, brigas e abraços, chateações e beijos, dormir no sofá ou passar a noite acordado, castigo... vitória... Nessa relação não existe traição. É eu pelo CAM e fim. Mas o amor nunca fica pra segundo plano. O que falam, pra mim, não faz diferença... É inveja da grama (ou do gramado) mais verde que o do vizinho!!! CAM é união da massa, é perseverança e batalha sempre. Amor sem igua!! <3 ¹³
ResponderExcluirNossa Viviane, você arrasou,, é isso mesmo... união da massa, das raças, da crença, do rico e do pobre, do alto e do baixo, do preto e do branco, do feio e do bonito, tudo isso num só sentimento, o AMOR ao CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, esse sim, nasceu com o mesmo nome a 106 anos. Entenderam né!!!
ExcluirParabéns pelo texto, emocionei aqui, você representou bem o que é ser atleticano, nosso amor por esse time não se mede em títulos, é algo bem maior. Mandou muito bem, passarei a acompanhar o blog agora.
ResponderExcluirParabéns pelo texto, mesmo aos 34 anos, professor e atleticano seria incapaz de produzir algo tão belo! Sucesso e que a força esteja com você.
ResponderExcluirSensacional! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns Jovem, me emocionei com as palavras ditas!! O galo é tudo isso ai que vc disse...Sucesso!!!! Ass: Bicudo
ResponderExcluirLindo texto! Quem viu o que a massa fez ontem, entende tudo o que você digitou.
ResponderExcluirMeu irmão!!! Simplesmente estou sem palavras pra descrever o que estou sentindo dpois de ler sua homenagem ao Galão!!! Me emocionei mto assim como me emociono a cada jogo que vou!!! Meus parabéns pelas palavras e quem dera boa parte das pessoas (torcedores) tivessem essa sua sensibilidade e respeito para enxergar não só o futebol, mais tb a vida!!! Fica com Deus! Gde abraço!!!
ResponderExcluirMeus sinceros agradecimentos por este brilhante texto...olhos marejados aqui...rivalidade sempre, mas o que nos faz maiores e gigantes é reconhecer as virtudes alheias, e hoje um flamenguista foi gigantesco...Saudações Atleticanas e muito sucesso para você nesta vida.
ResponderExcluirMeus sinceros agradecimentos por este brilhante texto...olhos marejados aqui...rivalidade sempre, mas o que nos faz maiores e gigantes é reconhecer as virtudes alheias, e hoje um flamenguista foi gigantesco...Saudações Atleticanas e muito sucesso para você nesta vida.
ResponderExcluirLeo o GALO e grande, mas a sua sensibilidade tambem e. Parabens a vc tambem.
ResponderExcluirParabéns, Leo!
ResponderExcluirObrigado, Leo !
Sem palavras. Vc conseguiu traduzir em palavras o que a grande maioria dos atleticanos consegue apenas sentir. Agora, um sentimento tão intenso e profundo como esse, só quem é grande e de massa consegue sentir. E vc conseguiu. Parabéns a você e ao nosso Querido Galo.
ResponderExcluirValeu cara, valeu mesmo!
ResponderExcluirParabéns pelo texto! você superou as fronteiras da rivalidade e ouviu o seu coração, já pensou em ser um colunista esportivo....eu sou atleticano
ResponderExcluirEste texto eu vivi quando eu acompanhei o Botafogo de tantas glorias outrora e no ano de 1989, pela rede manchete, pois eu também queria ver aquele maracanã em festa, pois eram 21 anos sem nada! e naquele ano eu tinha 14 anos de idade e já viciado em futebol e colecionar figurinhas dos craques da época.
Sem palavras... Emocionante!!!!
ResponderExcluirlindo texto!!!vc tem o dom da palavra!fiquei emocionada!
ResponderExcluirlembrei de todos os jogos que assisti
principalmente com meu pai,que me fez ser apaixonada pelo galo,
me lembrei também quando meu filho chorou no Mineirão ,quando o galo caiu,
meu pai me passou esse amor que passei para os meus filhos
Parabéns pelo lindo texto!
Parabéns Leonardo, pelo texto! Muito emocionante, vindo de alguém tão jovem e ainda por cima Flamenguista. A rivalidade entre Galo e Flamengo se acirrou na década de 80, quando o Flamengo levou a melhor e desde lá, tenho grande respeito pelo rival, mas olho com olho torto para seu time. A partir de hoje não olharei torto mais. Obrigado pelo texto, abraços.
ResponderExcluirIsso ai mano...Sou mineiro - Atleticano desde 1984 sei o que representa uma grande torcida....Assim como é a torcida do Flamengo...Tenho e uso a camisa do Flamengo na cidade e todos até os marias não compreendem tamanha a rivalidade passada...Mas os gigantes se equivalem, talvez seja esse o motivo de se repelirem...GAlooooo..
ResponderExcluirParabéns, texto emocionante com retoques da realidade de milhares de atleticanos...
ResponderExcluirParabens pelo texto LEO!
ResponderExcluirMuito bacana suas percepções! Vc sentiu um pouco o que é ser Atleticano, pois nós não somos torcedores, nós somos Atleticanos, a gente torce contra o vento!!! Esse sentimento maluco corre nas veias e domina, conforta e nos torna mais fortes do qlq outra torcida! GALOOOOOOO!
Sem palavras cara, vc me emocionou e emocionou a massa! Por sua causa, provavelmente não vou mais torcer contra o Flamengo como fazia antes. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns. Que seja o início do fim da rivalidade galo x Flamengo, que ultimamente também está passando por fase de ser levantado pela torcida, como o Galo. Acho que agora, é todos contra o corínthians, hehehehe!
ResponderExcluir'Eu que adimiro esse cara! Parabéns pelo Texto...
ResponderExcluirLindo demais, parabéns, como atleticana que sou chorei muito com suas palavras.
ResponderExcluirAs lágrimas desceram só de lembrar toda a tragetória. Belas palavras cara. Ser atleticano é muito mais que títulos e um amor que não se mede.
ResponderExcluirAo ler o texto me lembrei de todos os momento de Alegria e Aflições que passamos em 2013 na Liberta ser Galo é algo incomum, é inexplicável... Aqui É Galo!!
ResponderExcluirCARALHO! Que texto foda cara! Meus parabéns! Conseguiu emocionar até o meu véio que se acomoda ao meu lado e sorri lembrando do pênalti que São Victor milagrosamente catou, que ele não viu que tinha saído do independência não querendo ver a história se repetir, que viu um Cruzeiro soberano por muito tempo e mesmo com todos familiares cruzeirenses, nos fez os mais fanáticos atleticanos. Nós que fomos para Marrocos e não nos envergonhamos nem um pouco, pois só cruzando o oceano que você percebe a grandeza do Atlético, da massa, do amor incondicional à um time singelo, mas apaixonante! Belas palavras meu amigo!
ResponderExcluirParabéns pelo texto! Os melhores e mais dignos adversários são aqueles que reconhecem a grandeza de seu oponente. A Massa Atleticana também tem grande respeito pelo seu Flamengo.
ResponderExcluirMenino, que belo texto, não porque sou atleticano e mineiro, porque você escreveu de uma forma tão elegante e tão sincera. É verdade, sempre sofremos muito, mas a gente tem o Galo na Veia. Tivemos péssimas administrações anteriormente, mas não desistimos, até que o Alexandre, filho do ex-presidente Elias Kalil, chegou à presidencia. Você deu uma aula de respeito, discernimento e esportividade. Minha admiração, continue a escrever, não apenas sobre o Atlético, escreva, você é muito bom nisso.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirFantastico!!!
ResponderExcluirMaravilha !!!
ResponderExcluirque texto foda! arrepiei!
ResponderExcluirLindo! Galo eh Galo!
ResponderExcluirQue depoimento sensacional cara. Vc foi maravilhoso com suas palavras. Torcer para o Galo é simplesmente ser parte de outra familia. A familia do Clube Atletico Mineiro Galo forte e vingador. O Atleticano é irmão um do outro. Obrigado. Att. RENATO_GV
ResponderExcluirIsto porque voce e' flamenguista e carioca agora imagine nos que vivemos pelo Galo...
ResponderExcluirMe desculpe a expressão, mas pqp sô!!! Vc atleticano ou nao ( se vc não sabe, tu és mais q galoucura) conseguiu descrever o q nós não consiguimos... Ė inenarrável esse sentimento!!! Quando tiver a oportunidade, saia da frente da tv e venha se emociobar com agente! Parabéns pela competência!! ♡♥
ResponderExcluir#galovaialemdetudo
Agora multiplica essas emoções.. pois é, somos nós Atleticanos... Parabéns, chorei outra vez
ResponderExcluirMuito bom. Como atleticano me sinto orgulhoso. Parabéns.
ResponderExcluirVocê conseguiu desfazer todo meu sentimento de outrora que trazia em relaçäo ao torcedor flamenguista. Realmente conseguiu descrever com clareza e emoçäo, todo nosso sentimento atleticano. Parabéns pelo texto. O mundo precisa de mais jovens como você, com a sensibilidade e coragem para expô-la. Emocionante!
ResponderExcluirLeonardo,
ResponderExcluirParabéns, é muito raro alguém se expressar desse modo, modo que toca profundamente as pessoas, tenho toda certeza de que voçê terá muito êxito na sua caminhada em todas as etapas da sua vida, continue assim.
UM AMOR INEXPLICÁVEL, SÓ QUEM É ATLETICANO ,ENTENDE!É como Amor de MÃE, VERDADEIRO E Não se pede nada em troca!O TÍTULO É BOM MAS, NÃO É TUDO NA VODA. UM DIA IREMOS EMBORA....... OS TÍTULOS NÃO OS LEVAREMOS MAS O AMOR ,SIM!
ResponderExcluirSAIU VODA no lugar de VIDA! Não é tudo na vida!
ResponderExcluirSem palavras, jamais esperei ouvir algo tão bacana de um flamenguista!! Toda vez que vejo algo falando sobre a Libertadores e a nossa massa me arrepio e emociono, obrigado cara!!
ResponderExcluirHá 106 anos o vento não tinha idéia do tamanho do problema que teria pela frente. Você sabia desde criança. A história dos grandes clubes brasileiros, e suas maiores conquistas, tiveram o Galo como trampolim. Como citastes em seu texto, quando menciona "se pegar o penalty será campeão". Lembre - se que o título mundial do Flamengo começou contra o Galo, em um jogo cujas emoções são inenarráveis. Sem ser repetitivo, o último brasileirão que ganharam (2009), a crença no título nasceu na vitória sofrida contra o Galo. O SP, após ganhar o título de 78, 10 pontos atrás do Galo (vitória valia 2 pontos), conquistou 3 mundiais. A lista de exemplos é imensa: Inter, Corinthians, e, porque não, o outro lado da lagoa, também usaram o Galo de trampolim. Então hoje posso dizer que, se nossos algozes do passado souberam crescer com o Galo, nosso time sabe que o Mundo um dia será nosso. Parabéns pelo seu texto. Obrigado pelo respeito.
ResponderExcluirParabéns pelo texto e Obrigado por me fazer reviver estes momentos marcados no meu coração!!!
ResponderExcluirLINDO TEXTO E SENTIMENTO...
ResponderExcluirDEUS QUEIRA QUE ALGUM DIA TODOS OS TORCEDORES INDEPENDENTE DE TIMES E ESCUDOS TENHAM ESTE SENTIMENTO...
ISSO SIM É O ESPORTE...ESPÍRITO ESPORTIVO, ADVERSÁRIOS SIM, INIMIGOS NUNCA!!!
Imagine Galera , sem títulos importantes somos apaixonados pelo Glorioso Clube Atlético Mineiro, como seria se fosse ao contrario , será que a paixão seria a mesma? Valeu o comentário Leo, sua capacidade de pensar superou e enalteceu o modo de nós torcedores querer sempre subestimar nossos adversários que nem sempre são culpados pelos nossos fracassos.
ResponderExcluirCLUBE ATLÉTICO MINEIRO, MAIS QUE UM TIME, MAIS QUE FUTEBOL...É UMA RADICALIDADE, UMA ADESÃO TOTAL A UM ESTILO DE VIDA!!
ResponderExcluirMUITO BOM TEXTO!!
Irmão, não sei se você vai ler este comentário um dia. Mas se ler, saiba, que 4 anos após aquela conquista histórica, a 1 minuto do aniversário de 109 anos do MEU GALO, um flamenguista fez um atleicano chorar de emoção. Valeu pelo texto...
ResponderExcluirSer atleticano é algo inexplicável, somente o atleticano pode entender, porque é algo que vem de dentro pra fora. Torcedores de outros times não podem assimilar nosso sentimento, porque não os possui, as vezes podem no máximo pensar que é igual,
ResponderExcluirmas não é, o que sentem é paixão,e nos sentimos amor, aí está a grande diferença, entre ser atleticano e ser torcedor de qualquer outro time.
Parabéns Léo por vc ter entendido essa diferença.