28 agosto 2011

No caminho certo

Meus parabéns ao cidadão que pôs em prática a ideia dos principais clássicos serem realizados na última rodada. Se valer título, beleza. Ninguém vai entregar jogo para rival, e se os times não brigarem por mais nada, pelo menos haverá o atrativo da rivalidade no último jogo.

O clássico entre Fluminense e Botafogo hoje, no Engenhão, foi digno daquilo que os clássicos brasileiros estão precisando hoje em dia. Emoção.

Primeiro tempo sem graça, sem grandes oportunidades. Segundo tempo começou morno, até que a cabeçada de Fred abre o placar para o Tricolor. Parecia que, enfim, o Flu conseguia juntar bom futebol a bons resultados.

Só parecia.

Um minuto depois, o lance capital para o jogo ser lembrado. Na saída de bola, a redonda é lançada para Elkeson, que dribla o marcador e empata logo depois do gol de Fred. Botou fogo no jogo (Sem falsete, por favor)!

Três minutos depois, a virada do glorioso com o gol de Lucas. E o que seria apenas um jogo morno virou o melhor clássico regional disputado na competição até o momento. Eu disse: até o momento!

Agora imagine 8 jogos com este nível de emoção na última rodada, no segundo turno. Alguém ousaria falar em "jogo entregue''? Em mala branca, preta, azul, cinza, bege...?

Não!

Na base do "não tem tu, vai tu mesmo", a CBF encontrou a melhor forma para se disputar o campeonato de pontos corridos, finalmente!

O que pode fazer com que os estádios paulistas finalmente possam  estar cheios em dias de dérbis e principalmente com que o Engenhão passe a ser visto com bons olhos pelo torcedor carioca.

Parabéns CBF, parabéns Botafogo e por que não...? Parabéns Fluminense!

24 agosto 2011

A temporada europeia está de volta!

Não há nada melhor para um amante de futebol que acordar em um sábado ou em um domingo assistindo Rooney, Drogba, Messi, Ibrahimovic e todos os craques do futebol mundial enquanto espera os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro.

Acredito que nenhum dos principais campeonatos europeus chegam perto do nosso Brasileirão em termos de emoção e equilíbrio, porém os craques, os gramados que mais parecem tapetes e a organização das principais equipes nos fascinam.

O mercado das transferências está agitado no futebol espanhol. O Barcelona acertou com o meia Cesc Fábregas. O namoro de 2 anos finalmente terminou em casamento. O belo meio-campo com Xavi e Iniesta ganha mais uma peça excepcional com a chegada de mais uma estrela espanhola com um futebol de nível espetacular. O Barça também acertou a contratação da revelação mexicana Alexis Sanchez, que estava no Udinese. Enquanto isso, o Real Madrid está numa longa novela pela contratação de Neymar.

Falando no futebol espanhol, a temporada na terra das touradas começa com uma grande novidade. O título está entre Barça e Real! Getafe, Villareal, Valencia, Sevilla, Mallorca, Real Sociedad, os maiores coadjuvantes do futebol mundial, farão uma 'emocionante' briga pela terceira colocação. A graça do campeonato é ver o toque de bola da equipe do Barcelona e os craques da equipe de Madrid.

Ao contrário do espanhol, o Campeonato Inglês, meu preferido, mostra mais equilíbrio entre as equipes. Afinal, são 4 grandes que estão na disputa. Tá, 4 grandes e meio, Manchester City é 'grandinho'. Manchester United e Chelsea são os favoritos já que Liverpool manteve a mesma base que não consegue bons resultados e o Arsenal perdeu Fábregas e Nasri, duas de suas melhores peças.
Na terra da bota, o Campeonato Italiano começa com o atual campeão Milan como favorito, já que a Inter perdeu Eto'o, seu principal, para o futebol russo. O jogador será o mais bem pago do mundo. Ele receberá algo em torno de 46 milhões de reais por ano para jogar no Anzhi, mesma equipe de Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli. A Juventus vive um de seus piores momentos na história. Junto com o Liverpool da Inglaterra, é a equipe grande mais decadente do velho continente.

Me recuso a falar do Campeonato Francês, o campeonato mais chato e sem graça do Ocidente.

Na Alemanha, Borussia Dortmund e Bayern de Munique são os favoritos para conquistar a salva de prata na Bundesliga, que conta com o retorno do tradicional, porém sem muitas pretensões, Kaiserslautern à primeira divisão. Schalke 04, Wolfsburg, Leverkusen e o neogrande Mainz correm por fora na briga pelo título.

Quanto à Liga dos Campeões, Barça é novamente o favorito. Não há equipe no mundo capaz de destruir o toque de bola da equipe de Guardiola.

O melhor futebol do mundo voltou. Resta a nós admirarmos e esperar o dia em que teremos a mesma organização. Até porque, emoção nós já temos de sobra!


21 agosto 2011

Corinthians 0 x 2 Figueirense: Alguém ainda tem coragem de apontar favoritos?

Figueira tira a sua 'casquinha' do líder (Agência Estado)
Já disse e repito. Até o momento este é o melhor Campeonato Brasileiro da história da era dos pontos corridos. Na noite deste sábado, mais um resultado completamente fora do comum. O Figueira venceu fora de casa o Timão por 2 x 0, acabando com as chances do time do Parque São Jorge de disparar na liderança. Caso Flamengo, Vasco e São Paulo vençam seus jogos neste domingo, tudo volta a ficar embolado.

Sem contar o Botafogo, que até agora não sabemos seu objetivo na competição, mas também tem time para brigar na parte de cima.

O maior erro da equipe do Corinthians foi achar que o raio não iria cair no mesmo lugar duas vezes. Assim como Flamengo na última quinta-feira, a equipe comandada por Tite entrou em campo achando que não precisaria forçar o ritmo para conseguir a vitória, já que o Figueirense não vinha bem. A equipe comandada por Jorginho soube se defender quando necessário e garantiu a importante e surpreendente vitória nos contra-ataques.

Foi a noite na qual Liédson nem Alex brilharam, foi a noite na qual Ralf comprometeu, foi a noite na qual houveram duas bolas na trave, foi a noite na qual nada deu certo ao Timão, que mesmo apesar da proposta defensiva do alvinegro catarinense, pouco ameaçou e foi golpeado quando menos esperava.

A liderança do Brasileirão, o Coringão não perdeu. A confiança da torcida, talvez. A torcida estava empolgada com a vibrante virada no meio da semana, porém se decepcionou com o desempenho apático que já vem acompanhando a equipe nos últimos jogos, exceto o segundo tempo da partida contra o Atlético/MG -algo que não acontecerá todo dia-.

O Figueirense nada tinha a ver com a medíocre atuação corinthiana, venceu, recuperou a confiança de sua torcida e ainda sonha com G4.

Flamengo 1 x 4 Atlético/GO, América/MG 1 x 1 São Paulo, Atlético/GO 2 x 0 Santos, Corinthians 0 x 2 Figueirense. Resultados fora do comum? Sim, claro. Inesperados? Talvez. Quando não há o esperado, o inesperado também não existe. No campeonato nacional mais emocionante do planeta, cada jogo é um jogo, são 11 jogadores para cada lado. Camisa tradicional não dá 3 pontos.

Três pontos são ganhos basicamente concentração, respeito ao adversário e acima de tudo, futebol no pé!

Apontar favorito para o Brasileirão? Tô fora!

19 agosto 2011

Flamengo 1 x 4 Atlético-GO: Um jogo para desanimar flamenguistas e animar o Brasil!

É, deu zirimba.
Flamengo é Flamengo! A frase tão usada pela torcida rubro-negra serve para tanto para o lado bom quanto para o ruim. Nesta última quinta-feira aconteceu um dos resultados mais surpreendentes dos últimos 10 anos no futebol brasileiro. A equipe goiana, tendo a estreia de Hélio dos Anjos e na fuga da zona de rebaixamento, goleou o Fla em pleno Engenhão.

Tudo bem que o rubro-negro carioca não contava com Ronaldinho Gaúcho, também que Léo Moura fez a pior partida de sua carreira, que Júnior César não conseguiu ir à linha de fundo uma só vez, que Alex Silva teve uma atuação pífia em sua estreia, assim como seus companheiros de zaga, que Botinelli é o Kléberson argentino, que Felipe saiu do gol apenas para facilitar o adversário mais uma vez, que Luxemburgo foi irreconhecível ao escalar três zagueiros, dois volantes jogando em casa brigando pela liderança, tudo bem que o Flamengo fez uma partida ridícula a ponto de nada dar certo nesta noite de quinta-feira.

Mas e o Atlético? O Dragão fez uma partida irrepreensível. Hélio dos Anjos deu um nó tático em Luxa, afinal encontrou espaços não sei como em uma defesa sendo protegida por 6 jogadores e resolveu o jogo na principal característica do rubro-negro goiano: a bola parada. Foi o dia em que tudo deu certo para o Atlético e nada deu certo para o Flamengo.

A equipe de Luxemburgo mostrou ser totalmente dependente de Ronaldinho. Thiago Neves de atacante mal conseguiu encostar na bola. Os 10 mil presentes no Engenhão saíram incrédulos com a atuação da equipe, que mais parecia o Flamengo de 2010.

Enquanto isso, Corinthians, Vasco, São Paulo e todo o Brasil agradecem a este resultado que ninguém, absolutamente ninguém esperava. O Fla só não perdeu a segunda colocação para o São Paulo, pois o tricolor paulista empatou com o América-MG em Minas.

Duas coisas que podem acontecer ao rubro-negro carioca na sequência da competição: ou a equipe sente a derrota, fica completamente dependente de R10 e começa a cair de posições na tabela, ou a equipe aprende que não existe jogo fácil no campeonato e começa a ter realmente foco no título, já que essa palhaçada de "hepta invicto" acabou.  

Não existe mais bobo no futebol. Em um campeonato onde o líder passa extremas dificuldades para vencer o lanterna em casa, que também consegue empatar com o terceiro lugar e o vice-líder leva de 4 para um novato na Série A, não existe jogo ganho. Cada rodada e cada ponto são preciosos.

Uma coisa é certa. Até o momento, esse é o melhor Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos. E tenho dito!

03 agosto 2011

Rodada ótima para cariocas e péssima para gaúchos e mineiros

Ninguém se beneficiou mais que os 4 times do Rio na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo subiu à vice-liderança ficando a um ponto do líder Corinthians, o Vasco manteve vivo o sonho do penta com uma excelente vitória fora de casa, o Botafogo conseguiu sua 2º vitória seguida e continua na briga pelo G4 e o Fluminense fez as pases com a torcida goleando o Ceará e evitando qualquer possibilidade de Z4.

Em compensação, ninguém teve pior desempenho que mineiros e gaúchos no fim de semana. Grêmio se afundou de vez na crise, Inter empatou em casa irritando a torcida, Cruzeiro perdeu a segunda seguida (nas duas era favorito), Atlético-MG perdeu e está a três pontos da degola, e o América-MG perdeu e é o novo lanterna do campeonato.

Tirando a vitória do Palmeiras, que se manteve no G4, o futebol paulista também não teve uma rodada boa. O líder Corinthians perdeu para o ameaçado Avaí, tendo agora sua liderança ameaçada, o São Paulo perdeu em casa e caiu para a terceira colocação, e o Santos jogou bem mais uma vez, mas perdeu pela 2ª vez consecutiva e vai diminuindo suas chances de título.
   
R10 brilhou mais uma vez
Começo falando dos jogos de sábado. Depois da épica vitória na Vila Belmiro, o Flamengo, empurrado por sua torcida que encheu o Engenhão, venceu a segunda seguida. Venceu o Grêmio, que entrou de vez em crise, por 2 x 0, às 18:30, gols de Thiago Neves e Ronaldinho. Por falar nisso, R10 brilhou mais uma vez e encantou a torcida contra seu ex-clube. O Rubro-Negro subiu à 2ª colocação e está na cola do líder Corinthians. O tricolor até que mostrou um bom futebol no início da partida, mas perdeu mais uma e está a 2 pontos do Z4

No mesmo horário, o Botafogo conseguiu uma importante vitória. Com gol de Loco Abreu, o glorioso venceu o Cruzeiro fora de casa pelo placar de 1 x 0 e está a 3 pontos do G4. Enquanto o Bota chegou à 2ª vitória seguida e colou na zona da Libertadores, a raposa chegou à 2ª derrota consecutiva, estacionou nos 18 pontos e se afastou dos 4 primeiros.

Às 21:00, o Palmeiras foi outro que chegou a 2ª vitória em sequência. O Porco venceu o Atlético-MG pelo placar de 3 x 2 no Canindé e se manteve no G4. Pelo lado do Galo, a coisa ta feia. Mesmo com as boas contratações feitas ao longo do ano, Dorival Júnior não consegue dar um padrão de jogo à equipe, que ocupa a modesta 14º colocação. Algo precisa ser feito para melhorar. Restar saber o que.

Os grandes destaques de domingo foram as vitórias de Avaí e Vasco sobre Corinthians e São Paulo. No Morumbi, às 16:00, o Vasco segurou o ímpeto do tricolor paulista no 1º tempo e mostrou um ótimo futebol no 2º. Vitória fora de casa por 2 x 0. O time cruzmaltino está a 4 pontos do líder Corinthians e mostrou estar firme na briga pelo título brasileiro.

O Leão venceu, animou o Brasileirão
e respirou na tabela
Falando no líder, no mesmo horário, o Timão perdeu sua 2ª consecutiva e vê sua liderança ser ameaçada pelas quatro equipes que vêm logo atrás. O Avaí saiu perdendo, mas venceu por 3 x 2 na Ressacada e conquistou sua primeira vitória em casa. Bela atuação de Rafael Coelho, autor de 2 gols. O resultado agradou a todos e animou o campeonato, afinal, a diferença do 1º para o 6º colocado é de apenas 6 pontos e tudo pode acontecer.

Também às 16:00, no Beira-Rio, o Inter de Porto Alegre ficou no empate sem gols com o Atlético-GO. O resultado irritou a torcida, que não compareceu em massa ao estádio. Destaque para o lance mais polêmico da rodada. No último minuto, o Colorado teve uma falta perigosíssima na entrada da área. O árbitro autorizou, mas os jogadores do Inter demoraram para fazer a cobrança. O juiz apitou mais uma vez, e com a nova demora dos jogadores para a cobrança ser feita, ele encerrou a partida 2 segundos antes de Kléber cobrar a infração. A sorte é que a bola foi na trave, porque se entrasse, o lance daria muito pano pra manga.

Na mesma tarde de domingo, o Fluminense goleou o Ceará por 4 x 0 no Engenhão e subiu à 8º colocação do campeonato, ainda sonhando com o G4. O Tricolor carioca mostrou que bom futebol, a equipe tem, o que falta é regularidade. Se manter um bom aproveitamento nas próximas rodadas, o G4 é logo ali. O Ceará, mesmo com a derrota, não se vê em risco de zona de rebaixamento no momento.

Mesmo debaixo de chuva,
um jogaço. Mas o Peixe se
deu mal mais uma vez
Às 18:30, Atlético Paranaense e Santos fizeram talvez o melhor jogo da rodada. Parece que o Peixe gostou dessa história de jogão, mas pelo visto isso não está dando certo. É a segunda partida consecutiva em que o Peixe mostra um excelente futebol, porém perde. Parece que o clube não brigará mesmo pelo título. Na Arena da Baixada, o Furacão venceu por 3 x 2, com gol de Marcinho no último lance e deixou a lanterna da competição.

Lanterna que agora é ocupada pelo América-MG.  O Coelho perdeu mais uma em casa. O Coritiba, com uma grande atuação da dupla Marcos Aurélio/Bill, venceu por 3 x 1, se recuperou da derrota sofrida no meio de semana e afundou o clube mineiro, que também perdeu o técnico Antônio Lopes, que pediu demissão alegando motivos pessoais. Ao mesmo tempo, o Bahia vencia o Figueirense por 3 x 1, se afastava da zona da degola e chegava à 1º vitória em casa no campeonato. O Figueira, que começou bem, conseguiu 3 pontos nos últimos 18 disputados e começar a dar sinais de preocupação.

A próxima rodada promete. Corinthians pode se distanciar na liderança pois enfrenta o América-MG em casa, mas caso tropece, poderá perdê-la para o Flamengo que tem um dificílimo jogo contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas. Na parte debaixo da tabela, destaque para os confrontos entre Grêmio x Atlético-MG e Atlético-GO x Atlético-PR. Quem vencer, respira. Quem perder...