18 setembro 2011

Vitória com cheiro de título

É normal o segundo colocado golear, em casa, uma equipe que foge da zona de rebaixamento. Golear com o estádio lotado, atuação fora do normal do camisa 10, mostrando um brilho fora do comum, nem tanto. O Vasco, com a brilhante e até surpreendente vitória por 4 x 0 diante do Grêmio, mostra sua cara de campeão, algo que anda em falta neste campeonato.  

O primeiro gol aos três minutos já dava a ideia de que esta noite de sábado era vascaína. Porém, do outro lado estava o Grêmio, o imortal Tricolor gaúcho, que não se entrega e não se abate por nada. Ao sofrer o golpe inicial, o Tricolor resolveu correr atrás do prejuízo, impôs à equipe cruzmaltina 10 minutos de pressão em São Januário e por pouco não chegou ao empate.

O Grêmio não foi mal na partida. Foi muito mais uma vitória do Vasco do que uma derrota gremista. O Tricolor fez até além do feijão com arroz para uma equipe que enfrenta um favorito ao título fora de casa. O problema foi ter como adversário o Vasco em seu jogo mais inspirado no ano de 2011.

Vendo o jogo, não consegui notar algo que a equipe tenha feito de errado. Foi uma atuação perfeita técnica e taticamente, perfeita de Fernando Prass até Élton. Diego Souza jogou uma barbaridade, Rômulo mostrou o porquê de ter ido à Seleção, a zaga mostrou a segurança de sempre e Éder Luís reencontrou o futebol que parecia ter esquecido na Copa do Brasil.

Deitado em sua cama no hospital, Ricardo Gomes deve ter se sentido orgulhoso, com o dever cumprido. Caso infelizmente ele abandone a carreira do treinador, ele terá encerrado sua carreira com o melhor trabalho que já fez. Assumiu o Vasco no fundo do poço, mudou o time para melhor em todos os aspectos, deu o título da Copa do Brasil e, caso a equipe tenha atuações parecidas a cada três rodadas, dará também o pentacampeonato brasileiro ao clube da colina.

Hoje, o Vasco mostrou o estava faltando neste Brasileirão. A vontade de chegar ao título. Foi uma vitória para marcar campanha, quem sabe marcar o ano.

Se a vontade de ganhar irá permanecer pelas próximas rodadas, não se sabe. O certo é que hoje o Vasco mostrou um brilho fora do contexto, algo realmente diferente. Algo que possa ser explicado talvez em dezembro, com a taça de campeão exposta na sala de troféus de São Januário.

Um comentário: