06 maio 2012

Para pra ver, que começou

(Foto: Globoesporte.com)
O Fluminense só havia convencido duas vezes na temporada. Até o momento, nos dois jogos mais decisivos, onde mais se precisou. Hoje, a ocasião pediu para que isso se repetisse. Pedido aceito. 

Sim, Lucas matou o Botafogo. Sua expulsão, seguida do gol da virada do Flu, abalou toda a estrutura alvinegra, cuja equipe já se sentia acoada pela superioridade tricolor. 

A partir daí, a vantagem técnica se juntou à numérica e se traduziu no placar. Com isso, o Bota, que pouco podia fazer, nada mais pôde. Só se enxergava verde, branco e grená no gramado do Engenhão.

Thiago Neves compensou, em uma partida, toda inoperância de uma temporada. O gol de Fred, junto com sua estrela, dispensam comentários. Deco mostra a cada jogo o porquê de ser o melhor meia em atividade no Brasil. Sóbis, às vezes, resolve fazer a diferença. Quando isso acontece, o "algo a mais" se torna cotidiano para as três estrelas.

Mas hoje, a recíproca foi verdadeira. Por não jogar nada em 80% dos jogos, o de hoje foi ainda mais brilhante. Quando é preciso, o Flu não amarela, mostra sua força.

A competência tricolor partiu de seu comando. Abel estudou o Botafogo durante toda a semana e aplicou um verdadeiro nó tático em Osvaldo de Oliveira.

Acredite, o Alvinegro não jogou mal. Fez o que pôde, enquanto pôde. Não há motivos para voltarem discursos pedindo saída de técnico e diretoria, protesto contra "time de bonecas", etc. Era uma campanha invicta que, talvez, sem a expulsão, pudesse continuar do mesmo jeito.

Foi apenas um dia em que nada deu certo.

Coincidentemente, em mais uma final. Mas, dessa vez, o mérito adversário foi maior.

Com a atuação de hoje, daria Flu com um a mais, um a menos, em qualquer campeonato, fosse em primeira fase, semifinal ou final.

Nome, mídia e grife não ganham jogo. Talento e competência sim. E quando todos esses fatores se agrupam, somando-se a um momento decisivo, o que resta ao adversário?

Parar, assistir e aplaudir.

Em parte, foi o que fez o Bota.

O show tricolor começou.

Virtual campeão, com sua real superioridade.

@_LeoLealC

4 comentários: