04 março 2013

Auto-conhecimento

Se favorito, o Fla não funciona. Não era, pelo time, mas a vantagem lhe deu este posto. Esta seria a explicação para a derrota, não fosse o gol do Alvinegro no primeiro lance, onde tudo se inverteu.

Ganhando, o Botafogo não sairia tanto para o jogo, o que impossibilitaria a principal arma do Flamengo, o contra-ataque. E o Rubro-Negro ainda não sabe jogar sem ele.

O Fogão, inteligente, se fechou. Não para dar campo ao rival, pois a marcação na saída de bola também era forte, mas por saber que o Mengão não arranjaria uma saída para arrumar perigo.

Com pontas, sem um meia, é mais difícil furar uma defesa bem postada. Então, os volantes do Fla avançaram e a equipe perdeu também a saída de bola, que com a pressão da marcação do Bota, se tornava afoita e desesperada.

Assim, Dorival descobriu que seu time ainda não está pronto e que seu esquema precisa variar, se a ocasião pedir.

Variou, no segundo tempo. E a melhoria rubro-negra foi significativa, mas não a ponto de mudar o resultado. Por quê?

Porque o botafoguense descobriu que Oswaldo sabe o que faz. Contra um rival "favorito", deu um nó tático em Dorival e foi decisivo sim, na vitória.

E o Glorioso descobriu, de novo, que pode. Que pode quebrar jejum, que pode não tê-lo, que pode ser campeão, que pode mostrar sua força. Basta acreditar, pois time e camisa ele tem.

Um jogo para abaixar a bola do Rubro-Negro e subir a do Alvinegro, pondo-os em mesmo patamar, já que ainda não há como achar um superior nesta temporada.

O Fla descobre, enfim, seus defeitos. Na hora certa, pois o tempo para se corrigir ainda é longo.

E o Bota descobre que não está abaixo de ninguém, que pode sim, buscar voos maiores. E um deles está perto.

Falta apenas um jogo. De novo, com a vantagem do outro lado.

Mas agora, com a consciência de que é possível.

@_LeoLealC

Veja também: A classificação do Vasco, num jogo histórico.

2 comentários: