11 março 2013

O favorecido Fogão

(Foto: LancePress)
A vantagem do empate. Ela foi criada para que os jogos contra pequenos fossem valorizados, as últimas rodadas não servissem só para cumprimento de tabela e o primeiro colocado entrasse em condição superior ao segundo.

O Vasco, inferior tecnicamente, tinha o proveito. E se fazendo seu jogo, as chances contra o bom time do Bota são pequenas, restou se fechar, viver do contra-ataque e jogar pelo empate.  

O Botafogo é hoje o mais lúcido entre os grandes. É quem joga o futebol mais solto, cria as oportunidades naturalmente. É então, quem melhor lida com a desvantagem. Pois dessa forma, não muda em nada sua forma de jogar e faz o simples, sabendo que uma hora a chance vai aparecer. 

No fim da fase de grupos, o Glorioso lamentou a perda da liderança. 

Mal sabia que isto teria uma consequência positiva e determinante para o título.

Sem a tal vantagem, o Bota não correu o risco de mudar seu estilo de jogo. E fazendo seu jogo, hoje, é o melhor dos quatro. 

Assim, o Fogão foi o único que jogou para ganhar os dois jogos. 

Assim, o Fogão ganhou os dois jogos.

Assim, o Fogão é campeão. 

Não é um título com T maiúsculo. Mas até semana que vem , será considerado como tal. Com toda justiça, por sinal.

Não é, também, a garantia de que a temporada será maravilhosa. Mas é para mostrar que o Botafogo agora tem sua cara e não veio brincar, veio brigar.

Na semi, com a vantagem, o Fla se programou para usar sua principal arma, o contra-ataque. O Bota marcou logo no início e deixou o Rubro-Negro perdido. 

Na final, o Vasco sentou na vantagem que tinha e deixou jogar o Alvinegro, que dominou o jogo por inteiro e, quando surgiu a oportunidade que fatalmente surgiria, matou o jogo, quando o Cruzmaltino não tinha mais forças para reagir. 

Com a vantagem, os rivais não jogaram. Sem ela, o Botafogo jogou. 

E jogando, ela passa naturalmente para o lado Alvinegro.

Desse jeito, ela está ali para atrapalhar. E o único que ela não embaraçou foi o Fogão.

Ontem, a pior campanha dos semifinalistas. Hoje, campeão, incontestável.

Pois se em condições iguais é superior, imagina jogando sozinho...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu profissionalismo sempre

    ResponderExcluir
  2. Sou uma botafoguense muito suspeitra para falar, mas este seu post está muito coerente e rico na escolha das palavras e bonito pela sua leveza.
    Vc escreve para todos que GOSTAM ou AMAM futebol, independente de saberem todas as regras e grandes competições ou não, escreve bem e de forma muito lúdica!

    Amador, profissional, escritor, maluco por futebol, sonhador ou trocador de palavras? Não sei! Mas seus textos são sempre apaixonantes! Prefiro dizer que vc é simplesmente um ótimo amante escritor do futebol!

    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir