27 junho 2014

Minha iluminada demência


Desde o dia 12 de junho, tenho acordado, olhado pro céu e agradecido. Por mais um dia de Copa, por ser um louco apaixonado pelo futebol, por não confundi-lo com política, e nem fingir ignorá-lo apenas na intenção de mostrar uma revolta que me faça parecer um intelectual qualquer.

Imagino como deve ser enfadonho se forçar a não poder estar na frente da TV, nem comprar um ingresso, apenas para seguir uma doutrina recém-criada. Principalmente pensar que, se curtir os jogos, estará sendo a favor do Estado.

Penso como deve ser sacal não poder recusar um rodízio de pizza, quando na verdade, a vontade é ver Itália x Inglaterra. É proibido. Fazendo isso, estará indo contra tudo que pregou antes do evento.

Reflito sobre quão angustiante parece ser admirar até um inesperado Gana x Estados Unidos, sendo que depois só se pode comentar sobre algum problema visto na cobertura do estádio, ou um bêbado que deu um tapa em alguém.

Pelo menos 80% dos jogos que tivemos até agora fizeram valer a pena sentar e assistir os 90 minutos. Então imagina viver toda a emoção de algo só visto de 4 em 4 anos e depois não poder se expressar positivamente sobre o que viu?

Pois bem. Esta é a forma certa de se lidar com o que está acontecendo, dizem. Se você age ao contrário e tem orgulho de tudo isso estar acontecendo em nossa casa, é um "alienado".

Fui ao dicionário pesquisar o exato significado desta palavra. Me deparei com isso: "Que perdeu a razão; demente".

Tá. Mas desde quando faço questão de ter razão quando o assunto é futebol?

Aceito perdê-la. Aceito "me alienar".

Não estou nada satisfeito com o Governo, muito menos votarei em sua reeleição em outubro. Também não sou maluco em aprovar os superfaturamentos dos estádios.

Sou apenas mais um "alienado". Pois nunca serei contra a Copa, contra o futebol e nem os considerarei culpados.

Estou aproveitando da melhor forma uma Copa do Mundo que vejo tão de perto. Essa chance, creio que nunca mais terei.

Ouço o início de "Oh eh ah" e já me arrepio. O jogo termina e eu penso: "Valeu a pena. Novamente".

Triste mesmo é isso durar apenas 31 dias.

Havia quem garantisse que nada disso aconteceria. Para estes, trago uma notícia desagradável:

Está acontecendo. E está sendo incrível.

Se você não gosta de futebol, sinto pena.

Se você gosta, mas se coagiu a parecer alheio aos espetáculos que estamos vendo em nossos gramados, desejo melhoras. Ainda acredito que sua doença possa ter cura.

A minha é outra. Mas dessa, não quero me livrar.

Perdi a razão, sou um demente. Um "alienado".

Graças a Deus.

Porque por isso, estou vivendo a melhor Copa da minha vida.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário