26 junho 2014

Santo Ureña!


O Uruguai perdia para a Costa Rica por 2 x 1 no Castelão. No desespero, foi pro tudo-ou-nada em busca do empate para amenizar o vexame. Até que no fim do jogo, Campbell lançou e Marco Ureña tocou na saída de Muslera para confirmar a primeira grande zebra da Copa e, a princípio, afundar a Celeste.

Sim, afundou. Tanto que matou, fazendo esse grande favor aos uruguaios.

Porque quando ele morre, seu fantasma levanta. Este sim é perigoso. Lembra do que aconteceu contra a Inglaterra, né?

Não? Então veja aqui.

Aí ele foi pra última rodada empatado em quase tudo com a Itália, mas a diferença de um gol no saldo lhe trouxe a desvantagem e fez a Azurra jogar pelo empate.

Perfeito!

Sem o gol de Ureña. o empate já serviria, e não dá para confiar nesse Uruguai quando ele tem que jogar com a cabeça, tendo o placar nas mãos. Se eles precisarem segurar um resultado, correm o grande risco de deixá-lo passar.

Mas precisando buscá-lo, são outros. E para consegui-lo, eles fazem qualquer coisa, até deixar o futebol em  segundo plano.

Se Muslera soubesse o bem que aquele gol costarriquenho lhes faria, nem teria saído em direção à bola. Se precisasse, ele mesmo a jogaria pra dentro.

Pois enfrentar a Itália precisando correr atrás do prejuízo até pode parecer furada. Mas para o Uruguai, foi a solução.

Na bola, fora o talento individual do ataque e a zaga consistente, é um time no máximo razoável. Mas quando a esquece, impõe respeito.

E se eles querem, é difícil impedi-los de ter.

Se o pênalti não é marcado, a pressão no juiz só acaba quando o adversário é expulso numa entrada passível só de amarelo. Se está difícil descolar do zagueiro, uma mordida no ombro pode resolver o problema. Se o herói pulou muito e perdeu o tempo da bola, ela bate nas costas e entra.

No Ceará, eles morreram. Em São Paulo, o fantasma levantou. Em Natal, assombrou.

Com Suárez e Godín, eles chegaram.
Na raça, na pressão, no fantasma.

A Colômbia está melhor, na bola. Mas é bom que ela já tenha noção do problemão que terá pela frente.

Porque para o Uruguai, vale usar qualquer coisa que mostre que ele não está ali pra brincadeira.

Até o dente.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário