17 julho 2014

A Copa e seus efeitos


Tivemos um mês para acompanhar e aprender a nova lição do futebol. Vimos de perto e sentimos na pele que o conjunto, a compactação e o jogo simples, hoje, predominam. Ao mesmo tempo, os clubes tiveram mais de 30 dias de treinos para não reclamarem de pouca pré-temporada e poderem consertar os problemas de suas equipes.

Não tenho o mapa de calor do jogo, mas creio que, na parte do Flamengo, o desenho do campo entre as duas intermediárias está pintado de verde. Como em todo primeiro semestre, não há meio-campo, ninguém pra pensar com a bola e continuam os bicos da zaga pro ataque.

O Fla mudou quase tudo no papel. No campo, não se viu nada além de um posicionamento defensivo diferente. E pelos primeiros 90 minutos após a promessa de melhoras, foi difícil enxergar algum acerto.

Restava apelar pro chutão e "vamos ver no que dá".

Não deu.

O gol saiu de um escanteio que se originou de um lance de sorte, num erro adversário. A maior esperança lúcida da equipe se dava quando o lateral saía de sua posição pra pensar o jogo no meio.

Com a bola, um time lento e previsível. Sem ela, uma marcação fraca e um pote de espaços pro ataque adversário.

O Atlético é apenas um bom time, nada excepcional. Mas é muito bem treinado, compacto e faz o simples.

Fora de casa, soube perfeitamente jogar em cima do erro do Fla.

E contra o Flamengo de hoje, jogar no erro do adversário é, simplesmente, jogar.

Sem ser ameaçado e estando mais perto de ampliar o placar do que sofrer o empate, o Furacão controlou o rubro-negro carioca com uma facilidade que assusta.

Não por uma má atuação do Flamengo depois de um mês de paralisação, mas pelo torcedor que olha o time em campo e não vê ali uma expectativa de mudança em médio prazo.

Porque um time que melhora com as entradas de Luiz Antônio e Nixon se mostra preocupante.

Percebi no Atlético-PR uma equipe que, além de treinar, estudou futebol nesse último mês. Taticamente, vi pelo menos um Estados Unidos no time de Doriva.

No Fla, vi a Seleção Brasileira.

A de semana passada.

A Copa do Mundo nos ensinou, e o Atlético quer aprender.

O Flamengo não concordou, respondeu arrogantemente à professora e ganhou uma bronca.

Se continuar, será expulso de sala.

@_LeoLealC

Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário