16 agosto 2014

A vergonha condecorada


Não consigo imaginar os jogadores do São Paulo se reunindo no vestiário para combinar de deixar o adversário ganhar e sair da única competição que o clube ainda não conquistou. Muito menos o Flu entregar a classificação depois de abrir 3 de diferença fora de casa, sendo que a vaga na Sulamericana ainda nem estava garantida.

O Inter foi quem eu vi fazer menos questão de ganhar, o que é estrondosamente diferente de jogar pra perder. Apenas priorizou o Brasileirão e abdicou de se esforçar para conseguir uma classificação que seria muito difícil.

Mas não é a questão de entregar ou não que me incomoda tanto. Como já disse, ainda acho balela tudo isso e prefiro resistir a acreditar. O que não consigo entender é a existência de um regulamento que dê brecha para insinuarmos tais coisas.

Apesar da atual Sulamericana está num patamar de Copa Conmebol com Bolsa Família, cujo único benefício de valor é uma vaga na Pré-Libertadores, ela ainda assim é a segunda competição mais importante do continente. Mas, para nossos gênios de gravata, a punição por eliminações para três times de Série B é estar nela.

E isso foi dito como a solução de nosso calendário, lembra?

Imagine então um desses três levantando a Taça da Copa Sulamericana. Pense nas futuras histórias:

"Bom... tudo começou quando o Ceará me fez um gol no Beira-Rio no último lance.".

"O herói da nossa conquista foi aquele zagueirão do Bragantino! Sem aquele gol, não estaríamos lá!"

"Nós sabíamos que o América poderia virar! Nos esforçamos e conseguimos sofrer 4 gols em um tempo para iniciar nossa caminhada gloriosa."

Será que realmente solucionamos alguma coisa dando prêmio a eliminações vexaminosas?

Sobraram 16 para nosso torneio de mata-mata que mais mexe com o povo. Flu, Inter e São Paulo, três dos favoritos, não estão entre eles. Incompetência, creio - e torço.

Eles entregaram. Eles, os que regem e assinam. Entregaram nosso futebol nas mãos de alguém e o largaram.

E não foi nas de Deus.

Segunda-feira é o sorteio, com América-RN, Bragantino, Santa Rita e outros 13 que também foram premiados, mas pela vitória.

Agora, quem perder está fora, e sem nenhuma coroação por isso.

Agora, o termo mata-mata faz sentido.

Não há mais reencarnação em outro mundo. Nem em outro campeonato.

Que comece a Copa do Brasil.

Enfim, a de verdade.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário