02 dezembro 2014

Vazio


A mãe estava pronta para levar o filho à escola, até perceber que o garoto estava tossindo muito e resolver levá-lo ao médico. Seria um dia até feliz para a criança, que pensou "Oba, hoje eu mato aula!".

Ao chegar, foi informada de que se tratava de uma simples gripe que o menino havia pegado no fim de semana, quando ficou na casa do pai. Foi constatada a esperada virose, que em dois dias passaria. 

Mas enquanto o doutor poluía a receita do remédio com seus garranchos, o menor começou a ter uma sequência de tosses muito fortes, com sons mais graves e uma leve mudança no tom da pele.

O médico achou estranho e resolver examinar o moleque de forma mais detalhada. Ao focar seu aparelho na garganta, percebeu várias bolinhas amarelas na região perto da corda vocal e logo concluiu que, além da virose passageira, o rapaz havia contraído uma infecção que, se não tratada, causaria-o consequências graves.

Os dois voltaram pra casa não muito preocupados, pois perceberam que bastava ele tomar os remédios que estaria curado. Mas quando passaram na farmácia, viram o preço dos medicamentos e se assustaram. 

Assim, a mãe foi obrigada a engolir o orgulho e ligar para o pai do menino, de quem havia se divorciado há 2 meses. Ele tinha bom emprego e melhores condições financeiras que a humilde moça, que recebia um salário modesto e se virava do jeito que podia para cuidar sozinha da casa.

Folgado, marrento e soberbo, o ex-marido foi bem irônico na ligação, aproveitou para humilhá-la e culpá-la pela separação, mas aceitou e disse que custearia os remédios.

Porém, apesar do bom salário que recebia, o homem vivia se endividando devido ao seu vício em bebidas, cigarros e bingos. Não cuidava nem de si mesmo e não conseguia assumir a responsabilidade de ter um filho.

Na verdade ele nem gostava da criança. Levava-o para sua casa em alguns fins de semana apenas por obrigação moral e jogar na cara da ex-esposa o fato dele poder dar um presente mais caro ao garoto.

Então, meses foram se passando e em muitos deles o pai viciado não comprava os remédios do filho. A infecção ia piorando e o menino se sentia cada vez mais incomodado com as dores que isso lhe causava. 

E o doutor havia dito: "Se não for tratada, esta infecção se tornará algo muito grave".

O problema atrapalhou o menino em tudo na vida. Suas notas pioraram e ele até repetiu de série na escola. Para piorar, a mãe havia arrumado um namorado que não ia com a cara do moleque e fazia a cabeça da mulher contra o menino. A vida do garoto se tornava um inferno.

Sem saber em quem se apoiar, o rapaz buscava nos avós alguma demonstração de afeto e consideração. E só ali conseguia, de forma breve. 

Um dia, sua mãe foi lhe acordar para levá-lo a escola e percebeu que a criança não levantava. Ele estava desmaiado.

Rapidamente, foi levado ao hospital e reanimado com um soro. Ao deitar na cama, ouviu um triste diagnóstico do médico: a infecção havia tomado conta de todo o corpo e as chances do menino se salvar eram bem remotas. 

Ali ele ficou, dia após dia internado, tentando reverter algo que já era praticamente irreversível.

Seu pai havia deixado com que ele chegasse nesse amargurador estado. Sua mãe, havia praticamente o abandonado. Seus avós, os que realmente o amavam, sofriam. 

O pior estava pra acontecer, e não sobravam mais oportunidades de consertar o descaso pelo qual o garoto foi tratado.

Até que o dia chegou e sua hora também. Como anunciado por um bom tempo, ele foi embora, num dolorido sentimento de indiferença, quando já não era mais surpresa para ninguém.

O pai não quis nem dar de cara com o resto da família e se mudou para longe, pois sabia que era o principal culpado. 

Covardemente, a mãe atrelou a culpa apenas ao ex-marido, esquecendo seu abandono e tentando se sair como vítima da história.

Assim, os pobres avós foram obrigados a aceitar a situação de ver seu amado neto ter um fim tão melancólico.

Breno de Freitas Rodrigues foi mal-cuidado, mal-acompanhado e morreu da forma menos desejada: sem ser notado.

Para sua infelicidade, Breno foi um ser-humano, não um clube de futebol, patrimônio de um país.

Pois para esses, existe a chance de renascer.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário