18 junho 2011

Fluminense: Será que o caminho é esse?

O Libertad-PAR acabou com o sonho
tricolor da conquista da Libertadores 2010
Campeão incontestável do Brasileirão 2010, o Fluminense vem seguindo rigorosamente o mesmo caminho que o Flamengo seguiu no ano seguinte à conquista nacional.

O vice-campeonato carioca e o ''vexame'' na Libertadores são idênticos aos feitos do rubro-negro em 2010, o mal começo no Campeonato é parecido, assim como a demissão do técnico campeão e os notáveis problemas de estrutura.

O tricolor começou o ano com a eliminação na semifinal para o Boavista. Curiosamente, o Flamengo foi eliminado na mesma fase do 1º turno carioca em 2010. No final do Cariocão, terminou como vice-campeão, exatamente a mesma posição do Fla no Campeonato Carioca 2010. Passou da primeira fase da Libertadores na última rodada, no sufoco e com ajuda de outros resultados, do mesmo jeito que a equipe rubro-negra em 2010.

Isso mostra que não adianta você ter uma conquista de grande expressão sem saber colher o frutos para o futuro. Ser campeão brasileiro não é tudo. Se não souber aproveitar, isso pode tornar-se uma armadilha. Querendo ou não, o time pode entrar em campo com uma certa soberba, achando que é o time a ser batido.

O São Paulo é um exemplo a ser seguido. Em 2007, um ano após o título brasileiro, a equipe não foi bem no Paulistão -eliminado nas semis-, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores, mas aprendeu a lição, se recuperou e venceu o Brasileirão pela segunda vez consecutiva. Em 2008, praticamente o mesmo roteiro. Eliminação nas mesmas semis do Paulistão e eliminação na Libertadores, dessa vez nas quartas. A equipe aprendeu a lição novamente, se recuperou no Campeonato Brasileiro, assumiu a liderança faltando poucas rodadas e sagrou-se campeão pela terceira vez seguida.

Para o tricolor carioca, o ano certamente não começou do jeito que o torcedor esperava. mas ainda restam 34 rodadas do Brasileirão para aprender que soberba não ganha jogo e se recuperar. Elenco bom, o Flu tem. Basta colocar na cabeça que além de disputar com 19 equipes, precisa disputar com si mesmo e buscar as vitórias a cada jogo, assim como o tricolor paulista fez em 2007 e 2008. E é melhor que faça isso logo, pois cada rodada e cada ponto, são preciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário