29 junho 2011

6ª rodada: Rodada das redenções e sinais de alerta ligados no Brasileirão

A rodada do último fim de semana do Brasileirão 2011 trouxe algumas surpresas, mas pode ficar marcada por algum clube grande como a rodada em que o mesmo se reergueu para a continuidade do campeonato.

A começar pelo Flamengo no sábado. Quatro empates seguidos, clube prestes a entrar em crise e Ronaldinho sendo criticado aos montes (confesso que na terceira postagem abaixo dessa, eu escrachei o R10, afinal ele fazia por merecer). O rubro-negro da Gávea saiu atrás no marcador já no segundo tempo. E quando a crise estava prestes a explodir no Fla...O craque chama a responsabilidade e comanda a equipe na vitória de virada por 4 x 1 no Engenhão, que pode marcar a reação rubro-negra nesse início de competição.

No mesmo sábado, o Cruzeiro, comandado pela primeira vez por Joel Santana, conquistou sua primeira vitória na competição ao vencer o Coritiba por 2 x 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG. A equipe não jogou muito bem, mas contou com o poder de decisão de Montillo para garantir a vitória. Quando ao coxa, o sinal de alerta está ligado. A equipe tem apenas uma vitória na competição e está na 18º colocação com apenas 4 pontos. No mesmo dia, o Bahia, que está se reerguendo não no campeonato, mas no futebol nacional em geral, venceu o Atlético-PR por 2 x 0 na casa do adversário, deixando o furacão em situação crítica na vice-lanterna do Brasileirão com apenas um ponto ganho. Nesse caso, o sinal de alerta já está ligado a um tempo.

No domingo, o Fluminense venceu o Avaí por 1 x 0 na Ressacada, subiu à 8ª colocação e espantou a crise que poderia chegar às Laranjeiras. O tricolor foi melhor no jogo todo, conseguiu o gol com Darío Conca no 2º tempo e mesmo com a expulsão de Rafael Moura, conseguiu segurar a importante vitória como visitante. No leão da ilha, o sinal de alerta também já está ligado a um certo tempo. No mesmo horário, o Ceará surpreendeu o Palmeiras e venceu por 2 x 0 com gols de Washington e Thiago Humberto e se afastou em dois pontos da zona de rebaixamento. O vozão conseguiu sua primeira vitória em casa no BR-2011. No mesmo momento, o Botafogo vencia o Grêmio por 2 x 1 e entrava no G4 do campeonato, enquanto o tricolor gaúcho estagnava-se com 7 pontos, a dois da zona de rebaixamento. Olha o sinal de alerta aí!

Meia hora depois, começava a redenção do Internacional. O colorado venceu o Figueirense por 4 x 1, conquistou sua primeira vitória em casa e deu uma sobrevida ao técnico Falcão, que vinha e vem sendo contestado pelos resultados não satisfatórios. D'alessandro comandou a equipe na vitória no Beira-Rio. Enquanto isso no Serra Dourada, o Vasco com uma bela atuação de Fernando Prass, vencia o Atlético-GO por 1 x 0 e chegava à 5ª colocação. O dragão liga esse chato sinal de alerta, já que se encontra a dois pontos da zona da degola.

Mas o grande destaque da rodada, sem dúvidas, foi o(a) vitória(massacre) do Corinthians no São Paulo no Pacaembu. O timão não tomou conhecimento do líder do campeonato e encaçapou 5 x 0, com gols só no 2º tempo. A expulsão de Carlinhos Paraíba foi determinante para o vexame tricolor. O destaque vai para Liédson, autor de três dos cinco gols da partida. O Corinthians está no momento a dois pontos do ainda líder São Paulo, porém com um jogo a menos. Quanto ao time do Morumbi, resta saber se o time vai manter o fôlego para continuar na liderança sem Lucas, Casemiro, entre outros jogadores servindos às seleções profissionais e sub-20 por cerca de um mês. E por que não ligar o sinal de alerta?

Rodada após rodada, fica explícito o equilíbrio do campeonato nacional mais emocionante do planeta. Não se pode cochilar, nem subestimar as principais equipes. Há dias da caça e dias do caçador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário