03 julho 2011

Copa América: É esperado o inesperado!

O torneio de seleções mais importante do continente americano teve seu início na última sexta-feira e é a primeira prova de fogo para as equipes que visam a Copa de 2014, principalmente Brasil e Argentina.

Caso não vençam, Mano Menezes ou Sergio Batista terão uma cobrança extra das imprensas locais para a conquista do mundial. Talvez tenha sido a conquista da Copa América de 2007 que manteve Dunga no comando da Seleção Brasileira até a Copa da África por exemplo.

O Brasil entra talvez como o principal favorito ao título. Com uma seleção renovada, com jovens craques como Neymar, Ganso, Pato e Lucas, a seleção canarinho tem disparadamente o melhor conjunto do torneio. Se pôr a bola no chão, não achar que qualquer jogo está ganho, e não ''calçar o salto alto'' (o problema é esse), afirmo aqui que a equipe de Mano Menezes leva a disputa sem enormes dificuldades.

Anfitriã da competição, a Argentina também tem sua dose de favoritismo. Jogando em casa e com o time sendo carregado nas costas por Messi (outro problema...), ''los hermanos'' contam com o apoio de sua torcida para chegar ao título que não conquista desde 1993. O técnico Sergio Batista, que parece ter um preconceito com os argentinos que jogam no Brasil, convocou uma seleção que não conta com a unanimidade dos torcedores.

Apesar de Brasil e Argentina, serem os favoritos, eu particularmente estou achando que vai dar ''zirimba'' nessa Copa América. Como disse no parágrafo falando sobre a Seleção Brasileira, o excesso de favoritismo pode ser um problema. Imagino que a seleção passe pela primeira fase com vitórias fáceis, chegue às quartas-de-final com uma soberba que só nós brasileiros sabemos o tamanho e seja eliminada por uma Colômbia da vida.

Eu também imaginava os mesmo para os argentinos, mas a pífia atuação na estreia contra a Bolívia pode adiantar minhas previsões com relação aos hermanos. Ou então pode ser boa para fazer a seleção colocar a cabeça no lugar enquanto ainda há tempo. Mas mesmo assim, acho que a histórica soberba argentina irá atrapalhar a seleção mais uma vez e eles decepcionarão a torcida.

Meu palpite para o título: Uruguai ou Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário