16 janeiro 2014

Valeu, Sidão!

Conheci seu futebol na final da Champions League 2002/2003, quando o Milan venceu a Juve nos pênaltis.

Eu tinha 8 anos recém-completados e nunca tinha ouvido falar de você, Seedorf. Já tinha visto vários jogos de seu compatriota Davids, que estava do outro lado naquela decisão, mas não sabia da existência de Clarence Seedorf.

Aí o jogo foi para as penalidades e você desperdiçou sua cobrança. As reações de meu avô e meu tio me deixaram com a pulga atrás da orelha: "Que isso!? O Seedorf perdeu o pênalti!? Como assim!?". Na hora, confesso que não havia entendido. Fiquei pensando o que você tinha de tão especial para causar tanto espanto por causa de um único erro.

Até que o tempo foi passando, fui reparando em suas atuações, vi o VT de Real Madrid x Vasco em 98 e então, entendi.

Entendi o porquê de um erro seu ser algo tão relevante. É raro, bem raro. Entendi porque você era camisa 10 de um clube tão tradicional como o Milan. Entendi porque você é craque.

Passei a admirar aquele Milan, ainda mais quando você formou aquele trio fabuloso com Pirlo e Kaká no meio-campo.

Entendi também, na época, que lhe ver em nosso futebol brasileiro era uma utopia.

Era também um tempo em que eu não entendia nada do que acontecia com o Botafogo. Por que um time tão grande quanto os irmãos cariocas tinham em si tamanho complexo de inferioridade? Por que essa falta de confiança? Por que tanto clima de "já perdeu"?

Essa irritante mentalidade perdedora começou a sumir quando Loco Abreu chegou e iniciou este processo de revolução na auto-estima alvinegra. Aí você veio e sacramentou a mudança.

Hoje o Botafogo é um Botafogo diferente, que quer e mostrar que quer, sem medo, sem se esconder em qualquer pensamento pessimista. Muito disso é por sua causa, Seedorf.

Um clube que teve Garrincha e Nilton Santos nasceu para ter ídolos. Portanto, você nasceu para jogar ali.

Você tornou real um sonho praticamente impossível. Você veio para o Brasil que tanto ama e marcou seu nome na história do Glorioso, que agora te ama.

Você devolveu a ganância pela vitória e tirou do Fogão a cara de coitadinho.

Você chegou e levou o Botafogo de volta pra onde ele não ia há 17 anos.

Você deu a oportunidade pra muitos dessa sua legião de fãs brasileiros dizerem: "Eu vi o Seedorf jogar. E de perto, no Maraca!".

Você foi um gênio da bola, ídolo por onde passou e acaba de entrar para a história do futebol mundial.

E se houve qualquer problema que lhe impediu de jogar pela Holanda por mais tempo, azar da Holanda.

Obrigado, Sidão!

Pela história escrita, pelo enredo fantástico, pelo final feliz.

@_LeoLealC

4 comentários: