05 dezembro 2011

Inesquecível

Por mais que o Corinthians tenha sido o campeão brasileiro, por mais que o Santos seja campeão mundial, não adianta. O ano de 2011 foi vascaíno.

Ninguém brilhou, causou tanto encanto, conquistou tanta simpatia quanto o Vasco nesta temporada. A garra, a determinação mostrada durante todo o ano encantou o Brasil, fazendo com que o Gigante da Colina fosse o time da moda durante a maior parte de 2011.

Quando a equipe conseguiu aquela virada sensacional contra o Universitário, na Sulamericana, disse aqui que o Cruzmaltino poderia estar mudando o jeito de se pensar no futebol brasileiro.

Disso, não tenho tanta certeza. Mas, estou certo de que o Vasco mudou a forma como os outros o viam, tirando a sujeira que havia em sua imagem.

O clube, que era injustamente odiado por culpa de seu ex-presidente, ganhou de volta a simpatia de todos.

A temporada começou de forma assustadora. O que, de certa forma, foi ótimo para o clube. Assim, a diretoria contratou Ricardo Gomes. Ali começava uma linda história, que jamais será esquecida pelos vascaínos.

O título da Copa do Brasil parecia ser o auge, mas era só o começo do que viria a viver o Gigante da Colina.

A volta de Juninho Pernambucano foi um capítulo à parte. O meia aceitou receber apenas um salário mínimo do clube, ganhando o restante de patrocinadores. Uma verdadeira prova de amor ao clube.

Com a vaga na Libertadores já garantida, quando muitos pensariam em largar de mão o Brasileirão, o Vasco mostrou o contrário. Afinal, já que o elenco é competitivo, é preciso ir à luta.

No meio da competição, Ricardo Gomes sofre um AVC durante o clássico contra o Flamengo, correndo risco de vida. E, quando era esperado o abatimento da equipe, o grupo se fechou em prol do treinador, mostrando ainda mais garra durante os jogos, chegando à liderança em algumas rodadas.

Quando as chances de título brasileiro já eram reais, aparece a Copa Sulamericana na vida do clube. O que fazer? Escalar apenas reservas e esquecer a competição!?

Não! Mais uma vez o Vasco surpreendeu, fazendo uma campanha digna de time grande, com direito a goleada histórica e virada épica, sendo eliminado apenas na semifinal para a fortíssima equipe da La U.

Tudo bem, por três pontos, o título brasileiro não veio, assim como o da Sulamericana. Mas eu duvido que um corinthiano, por exemplo, esteja mais feliz com o seu time do que um vascaíno, no momento.

Como disse em outro post, o orgulho de ser vascaíno está aflorado na pele do torcedor como a muito não se via.

Seja por conta de Ricardo Gomes, seja por conta de Juninho, a torcida, enfim, pode comemorar a volta do seu time ao protagonismo do futebol brasileiro.

Um belo sonho em que vive o Vasco, do qual ninguém espera acordar tão cedo.

Um ano que nunca será esquecido por quem viveu, torceu e se emocionou.

Uma página que nunca será rasgada do livro do Gigante da Colina. Uma história inesquecível.

Vasco, o ano de 2011 foi seu!

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário