15 dezembro 2011

Para o Santos, lucro. Para o Brasil, esperança!

Está chegando. O confronto mais esperado do ano, enfim, será realizado. O mundo aguarda ansiosamente o jogo entre Barcelona x Santos. Será o embate entre a melhor equipe do mundo com a equipe que cederá jogadores que, futuramente, estarão nas melhores.

Obviamente, a equipe espanhola é favorita. Por unanimidade, a melhor equipe do mundo. Quantidade de craques que parece inacabável. Messi, Xavi, Iniesta, Pedro, Thiago Alcântara...

O lado bom para a equipe brasileira é jogar sem pressão. Afinal, o favoritismo e a obrigação de vencer está, completamente, do lado catalão.

Além do jogo em si, haverá o primeiro da inevitável série de duelos à parte entre Messi e Neymar. O craque santista tenta provar que pode -por que não?- concorrer tranquilamente ao posto de melhor do mundo.

Messi, obviamente, ainda leva vantagem. Porém, a maioria de seus adversários são consideradas "babas", enquanto Neymar já teve participação decisiva em, no mínimo, 20 confrontos contra equipes consideradas grandes. É a hora da verdade.

O jovem brasileiro já deu seu cartão de visita aos japoneses na exibição contra o Kashiwa Reysol. Futebol ousado e alegre que são sua marca. O argentino esteve tímido na goleada catalã sobre o Al-Sadd, junto com toda a equipe do Barça, que não se esforçou muito, poupando-se para o grande duelo de domingo.

A vantagem do Barcelona está concentrada na defesa. Afinal, Puyol, Piqué e Abidal passam, inúmeras vezes, mais confiança que Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo.

A defesa santista mostrou-se muito insegura no duelo contra o japoneses. Os descendentes nippon tiveram um bom número de chances de marcar, tamanha fragilidade defensiva apresentada pelos brasileiros.

Na lateral esquerda, Durval já mostrou que não é uma boa escolha. Muricy Ramalho terá que quebrar a cabeça para escolher a melhor opção para a posição, já que Léo dificilmente terá condições de jogo.

Para, no mínimo, aliviar a tensão do lado do Peixe, David Villa fraturou a perna no confronto semifinal e desfalcará os espanhois na decisão. Apesar do homogêneo elenco catalão, fará muita falta.

A continuação do processo de evolução e valorização do futebol brasileiro também depende muito desta partida. Caso Neymar se destaque, ofuscando Messi e dando o título para o Santos, o futebol na nossa terra nunca mais será visto como antes. Quem sabe, os senhores preconceituosos da FIFA possam deixar o orgulho de lado e passar a olhar com mais carinho os jogadores que atuam em terras tupiniquins para concorrer ao prêmio de melhor do mundo. Até porquê a eleição é da FIFA, não da UEFA.

O que também faria com que as paquitas do futebol europeu que, por ventura, habitam nosso território, parassem de babar ovo apenas de criaturas estrangeiras e passassem a dar valor ao futebol de nossa própria terra.

Por essas e outras, o Brasil está com Neymar, com Ganso e com o Santos.

Do mico, o Peixe já se salvou. Sua obrigação já foi feita: eliminar o fraco adversário da semifinal e não dar o vexame que deu o Inter ano passado. Não há como pensar diferente, o que vier agora é lucro.

Mas as chances existem. O Santos está a 90 minutos de elevar o Brasil ao maior patamar de valorização já alcançado desde Pelé & Cia. Coincidência ou não, mais uma influência direta do Alvinegro Praiano.

A partida, de qualquer jeito, fará bem ao Peixe.

Mas, sua vitória fará bem a todos nós do futebol canarinho.

Dê a nós esse presente Santos!

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário