18 dezembro 2011

Soberano, inalcançável

Era um sonho, uma esperança. Sim, o Santos acreditou que poderia vencer, surpreender o Barcelona e o mundo.

E poderia. Poderia, se não entrasse em campo com medo, com excessivo respeito aos craques adversários. Poderia, se sua zaga fosse, ao menos, preparada para enfrentar um ataque veloz. Poderia, se Muricy não fosse covarde a ponto de trocar um lateral ofensivo por um zagueiro, mesmo com os espanhois tendo um a menos no ataque e um mais no meio.

Poderia, se seu adversário não fosse o Barcelona, um dos melhores times da história do futebol mundial, o melhor do século XXI, o professor do futebol moderno.

Apesar dos erros do Peixe, não há como não reconhecer os méritos dos liderados por Messi. Mesmo quando os santistas, embora muito tarde, resolveram agredir a equipe espanhola, os catalãos não deram um mínimo espaço, apenas esperando a hora certa para contra-atacar, jogando com paciência.

Não é necessária a menção do toque de bola e a rotatividade em campo dos jogadores comandados por Guardiola. Isso já é notório. Qualquer criança de 8 anos, quando vê, se impressiona.

Não é preciso pôr em pauta qualquer característica da equipe catalã. As imagens, os resultados e a admiração de quem assiste falam por si só.

Achei que assistiria ao jogo do século, mas o que vi foi uma aula de futebol da equipe do século. Felizes as palavras de Neymar, quando, ao final do jogo, disse: "Hoje, aprendemos a jogar futebol".

Sim, eu posso acompanhar o Barça, ver cada toque na bola, cada drible. Um privilégio, me sinto realizado. Uma lenda, um mito. Repito, o professor do futebol moderno.

Agradecido está o senhor futebol, que se vê bem jogado, somados a resultados expressivos. O melhor está vencendo, merecidamente.

Aplausos não são suficientes. Tenho dúvidas de que este seja o melhor time do mundo, simplesmente por não saber se sua origem é mesmo o Planeta Terra.

É algo diferente, inexplicável, simples e ao mesmo tempo ininteligível. Existe o futebol objetivo, o bem jogado, o bonito e o Barcelona.

E esse último estilo, não é praticado por nenhuma outra equipe no futebol mundial.

Enquanto isso, jogo a jogo, o Barça vai fazendo com que outros possam aprender, para, quem sabe um dia, alguém brilhar com a mesma intensidade.

Resta a nós, amantes do mundo da bola, desfrutar e admirar essa dádiva, da qual foi brindada a equipe espanhola.

Pois não será tão cedo que veremos algo parecido.

Barcelona, você me convenceu.

Você é imbatível!

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário