03 agosto 2011

Rodada ótima para cariocas e péssima para gaúchos e mineiros

Ninguém se beneficiou mais que os 4 times do Rio na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo subiu à vice-liderança ficando a um ponto do líder Corinthians, o Vasco manteve vivo o sonho do penta com uma excelente vitória fora de casa, o Botafogo conseguiu sua 2º vitória seguida e continua na briga pelo G4 e o Fluminense fez as pases com a torcida goleando o Ceará e evitando qualquer possibilidade de Z4.

Em compensação, ninguém teve pior desempenho que mineiros e gaúchos no fim de semana. Grêmio se afundou de vez na crise, Inter empatou em casa irritando a torcida, Cruzeiro perdeu a segunda seguida (nas duas era favorito), Atlético-MG perdeu e está a três pontos da degola, e o América-MG perdeu e é o novo lanterna do campeonato.

Tirando a vitória do Palmeiras, que se manteve no G4, o futebol paulista também não teve uma rodada boa. O líder Corinthians perdeu para o ameaçado Avaí, tendo agora sua liderança ameaçada, o São Paulo perdeu em casa e caiu para a terceira colocação, e o Santos jogou bem mais uma vez, mas perdeu pela 2ª vez consecutiva e vai diminuindo suas chances de título.
   
R10 brilhou mais uma vez
Começo falando dos jogos de sábado. Depois da épica vitória na Vila Belmiro, o Flamengo, empurrado por sua torcida que encheu o Engenhão, venceu a segunda seguida. Venceu o Grêmio, que entrou de vez em crise, por 2 x 0, às 18:30, gols de Thiago Neves e Ronaldinho. Por falar nisso, R10 brilhou mais uma vez e encantou a torcida contra seu ex-clube. O Rubro-Negro subiu à 2ª colocação e está na cola do líder Corinthians. O tricolor até que mostrou um bom futebol no início da partida, mas perdeu mais uma e está a 2 pontos do Z4

No mesmo horário, o Botafogo conseguiu uma importante vitória. Com gol de Loco Abreu, o glorioso venceu o Cruzeiro fora de casa pelo placar de 1 x 0 e está a 3 pontos do G4. Enquanto o Bota chegou à 2ª vitória seguida e colou na zona da Libertadores, a raposa chegou à 2ª derrota consecutiva, estacionou nos 18 pontos e se afastou dos 4 primeiros.

Às 21:00, o Palmeiras foi outro que chegou a 2ª vitória em sequência. O Porco venceu o Atlético-MG pelo placar de 3 x 2 no Canindé e se manteve no G4. Pelo lado do Galo, a coisa ta feia. Mesmo com as boas contratações feitas ao longo do ano, Dorival Júnior não consegue dar um padrão de jogo à equipe, que ocupa a modesta 14º colocação. Algo precisa ser feito para melhorar. Restar saber o que.

Os grandes destaques de domingo foram as vitórias de Avaí e Vasco sobre Corinthians e São Paulo. No Morumbi, às 16:00, o Vasco segurou o ímpeto do tricolor paulista no 1º tempo e mostrou um ótimo futebol no 2º. Vitória fora de casa por 2 x 0. O time cruzmaltino está a 4 pontos do líder Corinthians e mostrou estar firme na briga pelo título brasileiro.

O Leão venceu, animou o Brasileirão
e respirou na tabela
Falando no líder, no mesmo horário, o Timão perdeu sua 2ª consecutiva e vê sua liderança ser ameaçada pelas quatro equipes que vêm logo atrás. O Avaí saiu perdendo, mas venceu por 3 x 2 na Ressacada e conquistou sua primeira vitória em casa. Bela atuação de Rafael Coelho, autor de 2 gols. O resultado agradou a todos e animou o campeonato, afinal, a diferença do 1º para o 6º colocado é de apenas 6 pontos e tudo pode acontecer.

Também às 16:00, no Beira-Rio, o Inter de Porto Alegre ficou no empate sem gols com o Atlético-GO. O resultado irritou a torcida, que não compareceu em massa ao estádio. Destaque para o lance mais polêmico da rodada. No último minuto, o Colorado teve uma falta perigosíssima na entrada da área. O árbitro autorizou, mas os jogadores do Inter demoraram para fazer a cobrança. O juiz apitou mais uma vez, e com a nova demora dos jogadores para a cobrança ser feita, ele encerrou a partida 2 segundos antes de Kléber cobrar a infração. A sorte é que a bola foi na trave, porque se entrasse, o lance daria muito pano pra manga.

Na mesma tarde de domingo, o Fluminense goleou o Ceará por 4 x 0 no Engenhão e subiu à 8º colocação do campeonato, ainda sonhando com o G4. O Tricolor carioca mostrou que bom futebol, a equipe tem, o que falta é regularidade. Se manter um bom aproveitamento nas próximas rodadas, o G4 é logo ali. O Ceará, mesmo com a derrota, não se vê em risco de zona de rebaixamento no momento.

Mesmo debaixo de chuva,
um jogaço. Mas o Peixe se
deu mal mais uma vez
Às 18:30, Atlético Paranaense e Santos fizeram talvez o melhor jogo da rodada. Parece que o Peixe gostou dessa história de jogão, mas pelo visto isso não está dando certo. É a segunda partida consecutiva em que o Peixe mostra um excelente futebol, porém perde. Parece que o clube não brigará mesmo pelo título. Na Arena da Baixada, o Furacão venceu por 3 x 2, com gol de Marcinho no último lance e deixou a lanterna da competição.

Lanterna que agora é ocupada pelo América-MG.  O Coelho perdeu mais uma em casa. O Coritiba, com uma grande atuação da dupla Marcos Aurélio/Bill, venceu por 3 x 1, se recuperou da derrota sofrida no meio de semana e afundou o clube mineiro, que também perdeu o técnico Antônio Lopes, que pediu demissão alegando motivos pessoais. Ao mesmo tempo, o Bahia vencia o Figueirense por 3 x 1, se afastava da zona da degola e chegava à 1º vitória em casa no campeonato. O Figueira, que começou bem, conseguiu 3 pontos nos últimos 18 disputados e começar a dar sinais de preocupação.

A próxima rodada promete. Corinthians pode se distanciar na liderança pois enfrenta o América-MG em casa, mas caso tropece, poderá perdê-la para o Flamengo que tem um dificílimo jogo contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas. Na parte debaixo da tabela, destaque para os confrontos entre Grêmio x Atlético-MG e Atlético-GO x Atlético-PR. Quem vencer, respira. Quem perder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário