24 novembro 2011

Sim Vasco, você é capaz

Não foi demérito do Vasco. A equipe jogou muita bola, tirou a provável má impressão que a La U tinha do futebol carioca.

Só que o problema era justamente o adversário. Me arrisco a dizer que a Universidad de Chile tem o melhor time da América Latina. Toque de bola simples, velocidade ao máximo, contra-ataques rápidos.

Talvez Vargas seja o grande destaque do time chileno. Mas o que realmente chama a atenção na equipe comandada por Sampaoli é a forma de jogo coletivo que possui.

Uma forma compacta de jogo, onde as linhas de zaga e meio-campo avançam quando a equipe tem a bola no ataque e recuam quando estão sem ela.

Pena para o Vasco que só Juninho Pernambucano, muito pela experiência adquirida na Europa, tenha percebido.

Com isso, os espaços eram sempre pequenos e, com a ausência do poder de decisão de Diego Souza e da velocidade de Éder Luís, a criação, que passava nos pés de Felipe e Bernardo, não era suficiente.

Mas, na base da vontade, o Cruzmaltino foi muito superior no primeiro tempo e, incrivelmente, fez o técnico Sampaoli adotar a cautela para seu time com uma substituição já no primeiro tempo para acertar a marcação, mostrando total respeito à equipe carioca.

No segundo tempo, pelo desgaste do final de temporada, o Vasco cansou. Diante da já acertada marcação da La U, os espaços, que eram poucos, se tornaram quase nulos quando a equipe perdeu Felipe.

E, com paciência, sem abdicar do toque de bola e do jogo coletivo, a Universidad chegou ao empate.

Resultado ótimo para os chinelos, mas não tão ruim para os brasileiros.

Apesar do desgaste, o técnico Cristóvão fez uma ótima escolha ao escalar os titulares. Os reservas não teriam condições de bater essa forte equipe.

Não há nada perdido. O Vasco, jogando o que jogou em São Januário, tendo a volta de Diego Souza, tem totais de condições de conseguir a classificação no Chile.

O que, caso tenha chances de título brasileiro na última rodada, daria uma moral e uma confiança enorme para o time.

O que seria mais um capítulo dessa bela história que vive o Gigante da Colina em 2011.

A chance ainda existe, não há motivos para desânimo.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário